A Escola Municipal José Monteiro de Castro, o Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei Pingo de Gente e a Apae Congonhas foram campeãs em suas modalidades no 7º Prêmio Gerdau Germinar, que aconteceu no Biocentro Germinar, em Ouro Branco, na tarde da terça-feira (12).
Dos 58 projetos inscritos nas 7 modalidades do prêmio, Congonhas participou com 22, sendo contemplados em primeiro lugar os projetos: Cozinha Experimental: Pingo de Gente, na categoria “Sementinha” (educação infantil); Caminho de Minas: Do ouro ao minério de ferro, na categoria “Folha” (educação do 6º ao 9º ano) e Hidroponia: acessibilidade, crescimento saudável e vida sustentável, categoria “Flor” (ensino especial). A Escola Municipal Amynthas Jacques de Moraes concorreu na categoria “Raiz” com o projeto Passarinhando e ficou entre as 3 melhores colocadas. As outras categorias do prêmio são: Fruto (ensino médio), Árvore (ensino técnico e superior) e Florestas (ONG’s).
O prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza (Dinho), esteve presente no anúncio dos agraciados e ressaltou a importância da Educação no processo de formação social, profissional e ambiental. Ele parabenizou toda equipe da Semed pelos resultados positivos que se transformam em incentivo para a produção de melhores propostas e projetos para os alunos do município. “Estamos felizes porque Congonhas esteve entre os municípios que mais apresentaram projetos, isso demonstra a empolgação, alegria, a energia positiva que está hoje movimentando a Secretaria de Educação. Aproveito este momento para agradecer e parabenizar a todos, pois estou muito feliz com estes resultados” comemorou Dr. Cláudio.
Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau em Ouro Branco, explicou que o prêmio é bianual, mas que teve que ser adiado por causa da pandemia. Porém, retorna agora com a 7ª edição coincidindo com a reabertura do espaço do Biocentro Germinar, que também esteve fechado nos últimos dois anos. “Nós achamos oportuno fazer o anúncio aqui no Biocentro e o prêmio volta a ter a sua frequência normal premiando 6 escolas e uma ONG, contando com grande participação de inscritos e esta mobilização deixa sim um legado para o futuro e ela, por aí só é muito positiva”, analisou o diretor.
Para o secretário de Educação de Congonhas, o professor Rodrigo Mendes, todos os projetos inscritos são importantes e aqueles premiados terão a responsabilidade em ser a vitrine para o desenvolvimento ambiental e social junto as comunidades em que estão inseridas. “É um momento de muita alegria e felicidade para toda a comunidade escolar. Digo que todos os 22 projetos inscritos são campeões pelo envolvimento e mobilização. A parceria entre a Semed, escola, professores, família e iniciativa privada sempre proporcionam bons resultados e estão todos de parabéns. Aproveito para agradecer a Gerdau, aos professores e ao prefeito em propiciar para Congonhas resultados tão expressivos com essa corrente do bem”, enaltece Rodrigo.
Todos os contemplados em primeiro lugar receberam troféu e receberão um total de 15 mil reais para o desenvolvimento dos projetos e também vão contar com o acompanhamento técnico dos profissionais da Gerdau envolvidos no Germinar. Os secretários de Educação das cidades premiadas também receberam uma placa que homenageia toda a rede de ensino e Rodrigo Mendes recebeu por Congonhas.
O Prêmio Gerdau Germinar tem objetivo de incentivar a educação ambiental nas escolas da região. Além de Congonhas, participaram com projetos inscritos as cidades de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Ouro Preto e Moeda.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 14/07/2022 - 10:18