Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 17° Agora: 18° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Região


Talento: Tecido jeans é transformado em arte por designer de moda de Congonhas

Para confeccionar seus quadros, o artista garimpa tecido descartado em bazares




 

Usado por muitos, sejam homens ou mulheres, o jeans é um dos trajes mais vestidos do mundo. E por que não utilizá-lo de maneira artística? É isso que o designer de moda, Vicente Fernandez, faz. Natural de Congonhas, e há mais de 40 anos inserido no mundo da moda, o artista iniciou seu trabalho como um hobby. Seu talento já foi exibido no Museu de Congonhas, em uma exposição solo - “Devoções”.

Em seu trabalho, um fato curioso é a reutilização do jeans. O designer usa técnicas aplicadas em tecidos para realizar a sua arte, que consiste em reinterpretar fotografias, gravuras, bouquets de flores, tanto para expressar religiosidade nos relicários de fé quanto para eternizar pessoas e paisagens. Para confeccionar seus quadros, ele garimpa peças descartadas em bazares de igrejas ou institucionais.

Vicente conta a dificuldade que teve em se aprimorar quando começou a atuar no ramo: “Naquela época, não havia graduação em moda e queria expandir meus conhecimentos. Então, fui fazer o curso de figurinos, no Senac, que era o que havia de mais próximo na cidade”. O autodidatismo, o aprender e executar em campo, que fizeram parte da formação de vários estilistas mineiros no período, também estão presentes em sua história.

O designer tem mais de 40 anos no mercado fashion, grande parte desse tempo dedicado à manufatura de peças em jeans. Sua trajetória se iniciou precocemente – aos 12 anos, quando aprendeu a costurar e, logo em seguida, foi atuar em uma empresa cuja especialidade era a confecção de colchas e matelassês. Passou pela marca Joaquim Nogueira, sucesso na criação de roupas em couro nos anos 1990, um nome reverenciado em todo o Brasil.

Do seu currículo constam passagens por indústrias do interior, como Juiz de Fora e João Nepomuceno, e pela Menogotti, de Santa Catarina, grupo que começou com a malharia e hoje detém várias atividades e marcas importantes, inclusive a mineira Skazi. Na Fruto da Fruta, atuou ao lado de sua proprietária, Maria Alice Vaz, durante seis anos. “Para quem se lembra, ela era a marca infantojuvenil com mais sucesso no mercado, responsável pela expansão do segmento em Minas Gerais”, lembra.

Novo Projeto

Agora, Vicente está iniciando um novo projeto em parceria com Pedro Julião, da Dream Estamparia, e Melina Gomes: a abertura de uma loja virtual em que poderá explorar com mais vigor a sua potência criativa. “A ideia é escanear meus quadros para que alcancem grandes formatos e emoldurá-los para comercializá-los on-line. Dentro desse mesmo espírito, pretendo avançar também numa linha utilitária, contendo jogos americanos, sousplats, guardanapos, camisetas, e vender essa produção de forma mais razoável em termos de preços”, disse.


Para conhecer mais sobre o trabalho de Vicente Fernandes, acesse o instagram @vicente.fernandez.9279

Planta jiboia

A visão do Anjo da Amargura

Menino Jesus de Praga

São Judas Thadeu

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 10/06/2022 - 16:00


Comente esta Notícia