Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 17° Agora: 18° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Saúde


JORNAL FOB - Câncer Colorretal: conheça os tipos de cirurgias para o tratamento da doença

Hospital FOB conta com profissionais para a realização do procedimento




 

O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon, no reto (final do intestino) e ânus. Também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, ele é tratável e, na maioria dos casos, curável ao ser detectado precocemente.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença já atinge mais de 40 mil pessoas e os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são: idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal, alimentação não saudável e histórico familiar da doença.  Quando a doença é diagnosticada, a cirurgia é o tratamento inicial.

O procedimento cirúrgico pode ser divido em várias especificações, sendo as mais comuns:

- Cirurgia colonoscópica: trata-se de um procedimento pouco invasivo, que é realizado somente para a retirada de lesões que ainda não são cancerígenas, chamados de pólipos.

- Cirurgia aberta: Quando já se identifica malignidade, independentemente do tamanho do tumor, já está indicada a cirurgia de retirada do segmento do intestino que contém o tumor e os linfonodos regionais. Essa é uma cirurgia de porte médio e sua duração varia, em média, de duas a quatro horas. A colectomia pode ser feita pela via aberta. A visualização completa do intestino e de órgãos vizinhos é importante.

Em geral, o tempo de internação após a cirurgia é de cinco a sete dias, e o paciente levará em torno de três a quatro semanas para retomar suas atividades rotineiras.

- Colectomia laparoscópica: o procedimento cirúrgico também pode ser realizado por via laparoscópica, por meio de três a quatro pequenas incisões por onde o aparelho é introduzido, para que o tumor seja retirado com o auxílio de uma câmera. Os resultados da laparoscopia são semelhantes aos da cirurgia tradicional, porém ela tem a vantagem de requerer menos tempo de internação hospitalar e retorno mais rápido à vida normal.

Prevenção ao câncer colorretal

A manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividades físicas, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino. Uma alimentação saudável é composta, principalmente, por alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes.

Além disso, deve-se evitar o consumo de carnes processadas (por exemplo salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon e salame) e limitar o consumo de carnes vermelhas até 500 gramas de carne cozida por semana. Esse padrão de alimentação é rico em fibras e promove o bom funcionamento do intestino.

Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são: sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados), dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente, alteração na forma das fezes. Ao menor sinal ou sintoma, um médico especialista deve ser procurado o quanto antes, pois as chances de cura aumentam com o diagnóstico e tratamento precoce.

Cirurgias no Hospital FOB

O Hospital FOB conta com cirurgiões altamente preparados para a realização do procedimento. As cirurgias acontecem na unidade de Ouro Branco e contam com toda a aparelhagem para a realização dos três procedimentos citados neste texto.

Os profissionais são: Dr. Matheus Moura, Dr. Alexandre El Aouar, Dr. Andre Loureiro Margato, Dr. Egídio Martins Teixeira, Dr. Eduardo Lobo, Dr. Marcos Antônio Cardoso e Ricardo Luiz Porto Campos

Os atendimentos realizados na unidade Ouro Branco têm parceria com os principais convênios de saúde, sendo eles:  Allianz, Amil, AMMP, Arcelor Mittal, Bradesco Saúde, Cassi, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Fundação FFEMG, Gama, Golden Cross, Intermédica, IPSM, Postal saúde, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed CL (demais Unimeds sob consulta prévia), Usisaúde e Vale.

E a unidade de Conselheiro Lafaiete atende pelos convênios: Allianz, Bradesco Saúde, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Gama, IPSM, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed (sob consulta prévia), Usisaúde e Vale. Além disso, o Hospital também realiza atendimentos particulares e pela rede de pré-pagos.

Hospital FOB: com você, em todos os sentidos!

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 09/06/2022 - 10:40


Comente esta Notícia