O rio Urucuia fica no Norte de Minas, deságua no Velho Chico e é considerado piscoso e lindo
P. de Souza
Repórter e pescador inveterado
O famoso e outrora piscoso rio Urucuia, no Norte de Minas, e um dos grandes afluentes do São Francisco, que andou em baixa nos últimos anos, por causa da pesca predatória e também pela seca inclemente que assolou a região nos últimos 20 anos, começa a dar o ar de sua graça. A justificativa, segundo especialistas no assunto, é a abundância de chuvas que caíram ao longo do curso do rio, que nasce na cidade de Formosa, em Goiás, e percorre 400 km pelo noroeste e norte de Minas e deságua no Velho Chico, entre as cidades de São Romão e Pintópolis.
Muitas turmas de anzoleiros de Lafaiete voltaram a procurar o rio para pescar, já que há notícias de que há muitos cardumes das grandes matrinxã e dos piaus verdadeiros, peixes que estavam praticamente extintos daquele curso d'água. A maioria das turmas de aventureiros locais tem seguido o trajeto via Pirapora, Ibiaí, Ponto Chique e São Romão, mas há também os pescadores que seguem por Brasilândia de Minas, Santa Fé de Minas até a cidade de Urucuia, na cabeceira do rio.
Nesta semana, por exemplo, quem esteve pescando por lá foi o Toninho Piteira, da Uirapuru Pesca e Camping, junto com o Marcelo Júnior e amigos. As informações que chegam de lá é que estão ocorrendo muitas ações nas varas de linha e nos molinetes e carretilhas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 29/05/2022 - 09:00