Uma onda de frio intenso derrubou as temperaturas nos últimos dias em boa parte do país e a Prefeitura de Congonhas colocou em prática um plano de contingência para auxiliar pessoas que vivem em situação de rua, uma das mais afetadas pelas baixas temperaturas.
O plano de contingência é executado por equipes das secretarias de Assistência Social e Defesa Civil para o atendimento e acolhimento desse público.
Na noite dessa quarta-feira (18) e madrugada de quinta (19), foram realizadas ações nos bairros Praia, Basílica, Centro, Ipiranga, Pires e Jardim Profeta. De acordo com a Defesa Civil, durante as abordagens as pessoas em situações de rua receberam agasalhos, colchões, cobertores, kit de higiene e uma sopa reforçada de legumes com carne. Equipes da SEDAS realizaram o cadastro destas pessoas para atendimento nos serviços de apoio e assistência social.
O plano de contingência continuará até a madrugada de segunda-feira (23). Se por ventura, você conhecer alguma pessoa que está em situação de rua, você pode procurar a Defesa Civil no Edifício JK, no Centro ou no telefone 199 ou ainda, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que fica na rua Padre João Pio, 121, Centro, telefone (31) 3731-1283. O serviço de abordagem social da população de rua é realizado continuamente pelo CREAS ao longo de todo ano.
FRIO CONTINUA NOS PRÓXIMOS DIAS
De acordo com a Defesa Civil, nos próximos dias as temperaturas continuarão baixas. Na noite desta quinta-feira (20), a mínima pode chegar a 4 graus e com o vento a sensação térmica pode ser de ainda mais frio. Durante a madrugada de sexta, a mínima prevista é de 5 graus. Ao longo do dia a temperatura podem chegar aos 21 graus.
Na madrugada de sábado (21) a mínima deve ser de 7 graus e no domingo (22) a mínima prevista é de 9 graus.
CUIDADOS NA HORA DE SE AQUECER
A Defesa Civil recomenda cuidados na hora de enfrentar essa onda de frio:
• Não acendam churrasqueira em ambiente fechados;
• Não mantenham fogo acesso em casa como forma de aquecimento;
• Usem camadas generosas de agasalhos mas que sejam de fácil retirada em caso de emergência;
• Não durmam próximos a aparelhos elétricos usados para aquecimento;
• Evite ambientes aberto ou úmidos;
• Em caso de necessidade, acionem o serviço emergencial de saúde.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 19/05/2022 - 16:30