Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 16° Agora: 18° Sexta, 01 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,867 Euro agora: R$ 6,355
Comunidade


Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco receberão espaços para desenvolvimento de novos negócios

Jovens e empreendedores contarão com ambientes gratuitos de estímulo à inovação, troca de conhecimentos e networking



 

Foi apresentada na última quinta-feira (28), durante a primeira edição do 'Meetup do Ecossistema Local de Inovação do Alto Paraopeba', a criação de três espaços dedicados à geração de conexões e estímulo à inovação. O Ourohub, em Ouro Branco, o QG da Inovação, em Congonhas, e a Aceleradora Unifasar, em Conselheiro Lafaiete irão proporcionar a jovens e empreendedores ambientes para o desenvolvimento e incubação de novos negócios da região.

Para o analista do Sebrae Minas Luís Paulo Nascimento, o Ecossistema Local de Inovação do Alto Paraopeba (Inovap) oferece mais uma iniciativa de fomento ao desenvolvimento local e estimula a criação de oportunidades para pessoas de todas as idades que tenham o espírito empreendedor. "Os três espaços vão possibilitar a criação de um ambiente de experimentação e remodelagem de negócios, que gera diferença para quem quer empreender ou já tem seu negócio, por meio da troca de conhecimento e acesso a ferramentas ágeis e modernas", destaca.

A novidade foi anunciada durante o evento realizado na Faculdade Santa Rita (Fasar), em Conselheiro Lafaiete, e contou com a participação de 120 pessoas. Foram apresentados os resultados do trabalho feito pelo Sebrae Minas, pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e por todos os atores locais, que possibilitaram definir os quatro pilares de desenvolvimento da região: tecnologias ambientais, setor de automação, produção química e de materiais e tecnologia da informação e comunicação.

"Para o levantamento dos problemas da região e a construção de possíveis soluções foram formados nove grupos que apresentaram em plenária suas dores e suas formas de resolvê-los. Entre as principais dificuldades levantadas estão o desemprego, a burocracia e a dificuldade de articulação entre os atores locais", explica o analista.

O evento foi realizado por Sebrae Minas, Unifasar e Sicredi, com o apoio de instituições, como Unipac, Faculdade Una, Gerdau, IFMG Ouro Branco e Congonhas, UFSJ campus Ouro Branco, FDCL, prefeituras de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, Autodesk, Second Mind, Ourohub, QG de Inovação, CDL Lafaiete e Acias.

Ecossistema Local de Inovação do Alto Paraopeba

A constituição do Ecossistema Local de Inovação do Alto Paraopeba iniciou em 2020, por meio de um projeto do Sebrae Minas junto à Fundação Certi, que mapeou e conectou todos os atores (poder público, iniciativa privada, instituições ensino e entidades de classe) dos municípios de Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco. O objetivo foi formar um ambiente que favoreça a constituição de negócios inovadores e que possa trazer uma nova perspectiva econômica para a região.

Mais informações sobre o Inovap na Agência de Atendimento do Sebrae Minas em Conselheiro Lafaiete, localizada na av. Prefeito Mário Rodrigues Pereira, 23b, Centro ou pelo 0800 570 0800.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 06/05/2022 - 10:15


Comente esta Notícia