Uma modalidade de crime que cresceu cerca de 45% em 2021 vem fazendo vítimas e trazendo prejuízos para os lafaietenses. Os dados são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Usando sites que possuem semelhanças com os reais, os golpistas geram falsos boletos para pagamento, e enquanto o cliente pensa que está colocando as contas em dia, acaba enchendo o bolso de quadrilhas e ficando descoberto nos serviços que contrata.
Especialista em Gestão de Custos e Negócios, a coordenadora do Setor Financeiro da Unimed CL, Érika Albuquerque Tavares do Nascimento conta que, desde agosto passado, pelo menos 19 clientes da empresa já foram lesados. No entanto, o alvo não são apenas usuários de plano de saúde, e sim, qualquer cliente de serviços de longo prazo através do pagamento de mensalidades, como Copasa, Cemig, outras operadoras de planos de saúde e de cartões de crédito.
“Os golpes mais recorrentes aplicados não ocorreram por uma falha no sistema ou processos internos da Unimed Lafaiete, mas devido à desatenção do próprio cliente ao acessar sites ou outros canais de comunicação remota de suposta titularidade da Unimed CL. Ou seja, o cliente acessa ou se comunica através de site, por WhatsApp ou SMS, com canais que supostamente seriam de titularidade da Unimed, e que, claro, são criados pelos estelionatários para enganar as pessoas, com logotipos e marcas da Unimed, induzindo a vítima ao erro”, explica.
E uma das práticas que mais facilitam o golpe se do bilhete falso é a tentativa de acessar a 2ª via do boleto por meio do “Google”: “O cliente digita no buscador, por exemplo, a frase “2ª via do boleto Unimed”. Então, surgem várias respostas (links), e alguns deles (muitas vezes, os primeiros) levam a links de estelionatários, dando início ao golpe. Por isso, é muito importante que o cliente verifique se de fato está acessando o site da Unimed Conselheiro Lafaiete (www.unimedcl.com.br)”.
O problema é que muitos clientes somente se dão conta de que caíram no golpe do boleto falso ao serem cobrados: “Orientamos a vítima a registrar um Boletim de Ocorrência Policial e solicitar à autoridade policial as providências cabíveis para localizar e prender os estelionatários. Além disso, o cliente não pode se esquecer de que o pagamento não foi feito para a Unimed CL, e que, portanto, a sua mensalidade estará “em aberto” (não quitada). Assim, deverá procurar a Unimed CL para o pagamento (negociação) do seu débito, evitando o cancelamento do seu plano de saúde”.
Apesar de a Unimed CL vir adotando providências diversas para inibir as fraudes, as ações são limitadas e a própria polícia encontra dificuldades para coibir os crimes de natureza cibernética. Por isso, a empresa investe em informação e alerta os clientes: “Desde agosto de 2021 - data da primeira ocorrência com cliente nosso, publicamos informativos e alertas sobre essa espécie de fraude. Utilizamos rádios e jornais impressos da região e o contato direto com os nossos clientes, seja em textos inseridos nos boletos mensais e o nosso site. É de suma importância que o cliente fique atento aos dados do boleto e, caso desconfie de qualquer dado ou tenha qualquer dúvida, procure a Central de Atendimento da Unimed antes de efetuar o pagamento”.
Como se prevenir contra esses golpes?
Primeiramente, o cliente deve sempre se certificar de estar utilizando os canais oficiais de comunicação da Unimed CL, principalmente para obter a segunda via do boleto para pagamento de sua mensalidade. “Lembramos aos nossos clientes que a 2ª via de seus boletos deve ser obtida acessando o nosso endereço eletrônico oficial: www.unimedcl.com.br. Ao digitar corretamente o endereço eletrônico da Unimed CL irá aparecer no alto da tela o endereço htpps://www.unimed.coop.br/site/web/conselheirolafaiete, exatamente conforme demonstrado acima.
Outros canais disponíveis de atendimento remoto da Unimed CL, conforme constam informados no site da Unimed CL, são os seguintes:
Tel.: 0800 031 3020
SAC: (31) 3769-5000
Além disso, existem algumas particularidades nos boletos verdadeiros que também ajudam a identificar se estamos de posse de um boleto falso ou não, são elas:
l Código de barras: os três primeiros números da sequência numérica correspondem ao número do banco emissor (sendo o da Unimed CL o Sicoob - 756) e os últimos números são referentes ao valor do boleto, os falsos sempre possuem um desses dados divergentes;
lDados do beneficiário e tomador: analise os dados do “Beneficiário” do pagamento (razão social e CNPJ). Caso os dados que estejam no boleto forem divergentes dos dados da Unimed Conselheiro Lafaiete, não efetue o pagamento e nos procure. Além disso, os golpistas fazem várias perguntas (já que não possuem os registros/cadastro do cliente), tais como o número do CPF, valor do boleto/mensalidade e a data de vencimento, enquanto a Unimed CL somente confirma os dados que, cadastrados em seu sistema, já possui dos seus clientes.
l Data de vencimento: a Unimed CL não atualiza data de vencimento, a não ser quando solicitada pelo cliente. Portanto, este também é um campo a ser observado;
l Fonte de emissão: os sites fraudulentos geralmente redirecionam o atendimento para um número de telefone, via SMS ou WhatsApp. Nosso site oficial não realiza esse processo de direcionamento automático para números de telefone (SMS ou WhatsApp);
l Número do DDD: fique atento ao número de WhatsApp ou SMS. Os golpistas vêm se utilizando geralmente de um número/conta com DDD 11 (São Paulo), sendo que o nosso DDD é 31. Em caso de dúvida, entre em nosso site oficial e confirme o telefone com DDD ali informado.
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Postado por Nathália Coelho, no dia 15/04/2022 - 10:00