Para a grande maioria da população mundial a pandemia de Covid-19 foi um momento de grandes dificuldades. Isso porque, além de todos os problemas pessoais e sanitários trazidos pelo coronavírus, as relações de trabalho foram significativamente modificadas, fazendo com que diversas áreas reduzissem o quadro de funcionários e até mesmo fechassem as portas, gerando também uma crise econômica que afetou a vida de parte da população mundial. No entanto, não foram todos os setores que passaram por momentos de dificuldade, sendo que alguns assumiram papéis fundamentais durante a crise e se destacaram em meio às necessidades impostas pela pandemia. Desta forma, serão apresentados a seguir alguns dos setores que se beneficiaram durante o período enfrentado nos últimos dois anos, comentando sobre o crescimento do setor e perspectivas para os próximos anos.
Live Streaming: Um dos mercados com maior crescimento no cenário da pandemia foi o de Live Streaming. Há alguns anos, o Brasil se destaca no consumo de serviços de streaming, ocupando a segunda colocação em percentual de população que possui pelo menos um serviço de streaming, de acordo com o relatório do Finder. Durante a pandemia, impulsionado pela necessidade de isolamento social, a realização de transmissões ao vivo aumentou significativamente no Brasil, resultando nos maiores picos de visualizações simultâneas no YouTube, durante o ano de 2020. A live da cantora Marília Mendonça, por exemplo, ainda ocupa a primeira colocação no ranking de visualizações simultâneas no YouTube, com 3,31 milhões de dispositivos simultâneos conectados. Além disso, transmissões ao vivo de games e eventos esportivos também conquistaram destaque nestas plataformas, atraindo um número expressivo de visualizações mesmo após o afrouxamento das restrições de isolamento. Para os próximos anos, é esperado que este mercado siga em evidência entre os brasileiros, trazendo ainda mais conteúdos para o Live Streaming.
Delivery de alimentos e refeições: É possível afirmar que todo o setor de delivery saiu fortalecido da pandemia. Apesar disso, quando se observa com exclusividade o setor de delivery de refeições, este crescimento é ainda maior. Em função da proibição do atendimento presencial em restaurantes e outros comércios da categoria, estes estabelecimentos encontraram no setor de delivery a única maneira de continuar atendendo seus clientes. Uma referência para o crescimento deste setor durante a pandemia pode ser observada nos principais apps de delivery do país, como é o caso do iFood, que teve um crescimento de mais de 193% entre os meses de julho de 2020 e julho de 2021, e atualmente conta com quase 300 mil estabelecimentos cadastrados, aumentando não só o número de estabelecimentos cadastrados durante o período de pandemia, mas também o número de cidades atendidas. Outro crescimento interessantíssimo no setor foi observado para as plataformas de cardápio digital e pedidos ia QR, como o InstaDelivery, que viu o número de restaurantes atendidos aumentar em 5 vezes durante o período, passando de mil para 5 mil restaurantes e lanchonetes que utilizam o sistema atualmente.
Indústria farmacêutica: Por fim, não poderíamos deixar de destacar a importância e crescimento da indústria farmacêutica no cenário enfrentado mundialmente nos últimos dois anos. Neste caso, é muito mais fácil enxergarmos a oportunidade encontrada pelo setor, visto que o desenvolvimento das vacinas e até mesmo de medicamentos utilizados no combate ao novo coronavírus foi de fundamental importância para enfrentarmos e superarmos esta crise sanitária e econômica. Com isso, não só o faturamento da indústria farmacêutica foi elevado durante a pandemia, mas também o seu prestígio e confiabilidade, que ganhou destaque com a importância das vacinas e da eficiência apresentada no desenvolvimento e combate deste problema. Com as doses de reforço e estudos envolvendo o vírus mais discutido nos últimos anos, a indústria farmacêutica deve seguir forte com seu crescimento ao longo de 2022 e dos próximos anos, investindo pesado em pesquisas e desenvolvimento de soluções para problemas já existentes e reforçando a importância da vacinação e controle das endemias em nível mundial.
Desta maneira, foram apresentados três setores que se beneficiaram de forma significativa durante os dois anos de pandemia. Em função de uma das maiores crises econômicas e sanitárias enfrentadas nas últimas décadas, diversos setores da economia passaram por dificuldades, levando muitas empresas e comércios a fecharem as portas. Apesar disso alguns setores da economia e comércio foram beneficiados por esta situação, uma vez que a sua importância aumentou de forma acelerada e setores que não figuravam entre os mais importantes, como o delivery de refeições, assumiram papéis indispensáveis para manter o setor operando!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 14/04/2022 - 15:07