Salas de recursos multifuncionais contribuem para o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades (Crédito das foto: Leo Lopes)
As 14 salas de recursos multifuncionais utilizadas por professores e cerca de 150 alunos do Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de Congonhas receberam, além de nova decoração e reorganização, mais de 800 itens, como materiais pedagógicos adaptados, jogos para desenvolvimento da coordenação motora e visual, tablets e impressoras. A doação faz parte do projeto Educação Inclusiva, desenvolvido pela Fundação Vale, em parceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs e a Secretaria Municipal de Educação de Congonhas. O objetivo é fortalecer e consolidar a cultura de inclusão e melhorar a qualidade do atendimento a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.
Esses alunos com necessidades educacionais especiais frequentam as salas regulares e, no contraturno escolar, são direcionados para as salas de recursos multifuncionais, onde podem desenvolver novas habilidades e utilizar instrumentos de apoio que facilitam o aprendizado nas aulas regulares.
A ambientação e a suplementação dessas salas com os novos itens, realizadas no mês de março, foram celebradas na quinta-feira, dia 7/4, na escola municipal Nossa Senhora da Ajuda, uma das 14 escolas beneficiadas com a doação. Participaram da solenidade educadores da rede municipal de ensino e representantes da administração pública de Congonhas, da Agência de Iniciativas Cidadãs e da Vale.
"Educação, com igualdade de oportunidades e valorização das diferenças humanas, é um direito de todos e uma poderosa ferramenta para a transformação da nossa sociedade. Ficamos honrados em participar desta entrega e contribuir com o fortalecimento desses espaços que são tão importantes para os alunos. Investir em educação é investir no desenvolvimento da nossa região", destaca o gerente das minas Viga e Fábrica da Vale, Danilo Goldoni.
O projeto Educação Inclusiva teve início em Congonhas em outubro de 2020, com a realização do diagnóstico do Atendimento Educacional Especializado do município para compreender o funcionamento da rede de ensino e seus principais desafios. Os dados coletados apoiaram a estruturação da etapa formativa do grupo de educadores multiplicadores da rede, bem como a priorização dos materiais, equipamentos e mobiliários a serem doados para cada sala de recursos multifuncional.
Em 2021, 64 multiplicadores, grupo composto por gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores regentes de sala de recurso e de apoio, participaram do processo formativo focado na educação inclusiva da pessoa com deficiência. O projeto é um dos temas de destaque da recente edição do Balanço Vale+, relatório sobre a atuação econômica, social e ambiental da empresa no estado. Nele também há informações sobre outras iniciativas desenvolvidas em Congonhas e região.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 10/04/2022 - 09:25