Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 17° Agora: 18° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Região


Santana dos Montes será a primeira cidade com tombamento híbrido do estado

Além da proteção em casarões e fazendas, manifestações culturais também farão parte do patrimônio




 

Santana dos Montes conquista todos pelas belas paisagens naturais e um ambiente acolhedor

Santana dos Montes é um município mineiro, localizado a 42km de Lafaiete e já começa a conquistar turistas desde a estrada, que possui belas paisagens naturais. Com quase quatro mil habitantes, seu ponto forte está em diversos hotéis-fazenda com muita comida feita no fogão à lenha e a agricultura local. A origem do nome vem da fé à Senhora de Santana, padroeira local, e ao relevo com muitos morros no entorno da região.

Ao longo dos últimos meses, a gestão desenvolveu a Marca do Destino Turístico, uma proposta para fortalecer a imagem e os atrativos de Santana dos Montes. Elaborada com traços finos e delicados, a nova marca busca expressar o respeito à religiosidade, à cultura e toda a tradição histórica da região. O lançamento permitirá criar uma identidade em produtos e outros setores na cadeia do turismo, facilitando a identificação dos serviços.

Dentre as novidades para os próximos meses, a cidade será a 1ª de Minas Gerais com tombamento híbrido. Bens imateriais, como atividades artísticas e manifestações culturais, o congado por exemplo, serão anexadas ao dossiê de elementos do patrimônio.

Santana dos Montes já conta com casarões e fazendas tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e agora contará com mais essa proteção às suas raízes do século XVIII. Para a conclusão do processo, será feito um inventário participativo que será anexado ao documento do tombamento.

Com previsão de acontecer no próximo mês, esse procedimento busca garantir que tanto os bens materiais quanto os imateriais sejam levados em consideração na construção de políticas públicas que visem a proteção e divulgação do patrimônio local.

O congado e a Folia de Reis serão tombadas como patrimônio imaterial




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 02/04/2022 - 11:00


Comente esta Notícia