Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 16° Agora: 18° Sexta, 01 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,867 Euro agora: R$ 6,355
Saúde


Auriculoterapia: Conheça a técnica milenar que alivia dores físicas e emocionais

Prática não tem contraindicação e pode ser utilizada desde o bebê até o idoso e o tratamento é disponibilizado pelo SUS



 

Uma técnica da medicina chinesa que atualmente vem sendo muito utilizada no Brasil para combater e melhorar os sintomas físicos e emocionais é a auriculoterapia. Mas, o que seria essa técnica? Ela é baseada na análise da parte externa da orelha, que representa os órgãos do corpo humano.

Após o diagnóstico realizado por meio da anamnese (conversa com o paciente) e da análise visual e tátil, o terapeuta aplica na orelha do paciente agulhas, sementes, cristais ou esferas (terapia francesa) e outros (na terapia chinesa). A prática não tem contraindicação e pode ser utilizada desde o bebê até o idoso. Outra boa notícia é que o tratamento é disponibilizado gratuitamente por meio do SUS.

Auriculoterapeuta há dois anos em Congonhas, Fernanda Carvalho atende muitos pacientes e explica como trata as pessoas que procuram o tratamento. “Atendo diversos pacientes com queixas físicas e emocionais. O tratamento tem muitos desdobramentos que podem ser tratados como: enxaqueca, dor muscular, dermatite, insônia, psoríase, gastrite, intestino preso, reumatismo, ansiedade, cansaço, esgotamento mental, TPM, agressividade, irritabilidade, fome, compulsão e inúmeros outros”, explica.

Fernanda também ressalta que é importante não abandonar o tratamento, caso a pessoa já faça o uso de medicamentos, pois a Auriculoterapia é uma técnica integrativa, ou seja, ela integra o tratamento médico que o paciente já faz.

Pandemia e as dores físicas e emocionais

Durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, as pessoas ficaram mais tensas e a procura por tratamentos que tragam bem-estar aumentaram. “As queixas mais comuns são emocionais. Dor muscular, nódulos de tensão, irritabilidade, enxaqueca, refluxo, azia, queimação e gastrite crônica foram as principais reclamações que eu recebia no consultório, conta Fernanda. Mas com o tratamento é possível aliviar muito esses sintomas e melhorar a circulação sanguínea, diminuir o cortisol (hormônio do estresse) e aumentar a dopamina e serotonina (hormônios do prazer), que são fundamentais para o funcionamento do organismo”, disse.

Benefícios

Muitos são os benefícios a partir do momento em que o paciente identifica a queixa e decide se cuidar. São eles: aumento da qualidade de vida, diminuição da dor e queixas físicas, relaxamento muscular, controle da ansiedade, melhor qualidade do sono, emagrecimento, rejuvenescimento da pele, e muitos outros.

Serviço

Fernanda Carvalho
Endereço: Clínica Corppus, na rua Marechal Deodoro, n°1, 2° andar em Congonhas
Horários: de segunda a sexta
das 16h às 20h
Telefone: 31 99189-9210




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 30/03/2022 - 09:37


Comente esta Notícia