Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 19° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Pescaria


Cemig adia abertura de comportas do reservatório de Três Marias, no rio São Francisco




 

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que adiou a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, que seria realizada na quarta-feira, dia 12.

De acordo com a Cemig, a medida tinha sido alinhada junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), mas por causa do perigo de inundação das cidades de Pirapora, São Francisco e Januária, a medida acabou sendo postergada e uma nova data será anunciada pela concessionária de energia.

Por meio de nota divulgada no site, a Cemig explicou que foi observado um aumento no volume de água na bacia do rio São Francisco em decorrência das chuvas dos últimos dias. Com isso, os afluentes do Velho Chico – rios Pará, Paraopeba, e das Velhas - também tiveram suas vasões alteradas.

“Este aumento de vazões nos afluentes que alimentam o reservatório da UHE Três Marias resultou em um expressivo ganho em seu armazenamento, em curto período. As afluências (vazões que entram) ao reservatório no dia de hoje (10/01), já atingem patamares superiores a 5.000 m³/s, com a perspectiva de atingirem 8.000 m³/s já na próxima quarta-feira. Ainda no dia de hoje, a vazão liberada na usina já foi ampliada para 850 m³/s, pela maximização da geração de energia na usina.”

A Cemig esclareceu que a abertura das comportas, que não ocorria desde 2020, é uma medida que tem como objetivo controlar a subida do reservatório. Afirmou também que “segue monitorando a condição de operação do reservatório e novas ampliações podem ser necessárias, conforme as afluências verificadas no reservatório nos próximos dias."

A companhia detalhou que foi preciso fazer a retirada de pessoas que vivem nas ilhas do São Francisco em Pirapora, Ibiaí, Ponto Chique, São Romão, São Francisco, Januária e Manga. “A Cemig permanece em contato com o IEPHA e SAAE de Pirapora, com o objetivo de atualizar as informações sobre a condição do rio São Francisco no município, de forma a avaliar eventuais impactos para a reforma do Vapor Benjamin Guimarães. Para o patamar de vazões que será liberado pela UHE Três Marias, é previsto que não ocorram impactos a este patrimônio histórico da região". Ainda segundo a nota divulgada, a abertura das comportas pode provocar inundações nos municípios de São Romão, São Francisco e Januária.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 30/01/2022 - 11:00


Comente esta Notícia