COLUNA MG - 28 de janeiro
Rede de Notícias do Sindijor MG
www.sindijorimg.com.br
Casos de leishmaniose preocupam Manhuaçu
Moradores de Manhuaçu, especialmente de comunidades rurais no distrito de São Sebastião do Sacramento e do Coqueiro Rural, relatam o surgimento de casos de pessoas contaminadas com leishmaniose nos lugares onde residem, e, com isto, a preocupação com a existência de surto da doença. Conforme dados das Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos anos, os registros de pessoas infectadas aumentaram em Manhuaçu, com a evolução de 11 casos, registrados em 2015, para 44, em 2021. (Diário de Manuaçu)
Serra dos Aimorés faz parceria
O prefeito Iran Cordeiro recebeu um convite da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais para assinar um termo de parceria entre aquela autarquia e o município de Serra dos Aimorés, no programa Cohab Mais Perto. A parceria é de cooperação técnica e social, para a construção de 48 casas do programa. Mas, esse número poderá chegar a 100 unidades habitacionais, pois a área disponível comporta esse número. O prefeito convidou uma equipe técnica da Cohab para visitar o local e constatar a possibilidade de construir mais unidades. (Jornal Em Tempo – Nanuque)
Castramóvel em Dom Modesto
Dando continuidade às ações das políticas públicas voltadas para o controle ético e humanitário de cães e gatos no âmbito do município de Caratinga, a partir do dia 1° de fevereiro de 2022, a equipe da Seção de Controle de Zoonoses, vinculada ao Departamento de Epidemiologia e Estatística, instalará a Unidade Móvel de Castração de Animais (Castramóvel) no distrito de Dom Modesto. Levantamentos apontam que a população canina na localidade, atualmente, representa em torno de 40% da população humana, sendo que o percentual estabelecido pelo Ministério da Saúde para realização de campanhas de controle de zoonoses. (Diário de Caratinga)
Licitação para arrendamento de hotel
O Senac em Minas abre licitação para o arrendamento da área do Hotel Senac Grogotó em Barbacena, localizado no Bairro Caiçara. O edital com todas as informações já está disponível e a sessão pública está prevista para ser realizada no dia 9 de fevereiro. Vale destacar que a licitação aberta é destinada apenas ao Hotel Senac Grogotó. A unidade educacional do Senac que funciona no local e a do Centro mantêm o funcionamento normal. Os interessados podem participar da sessão pública encaminhando toda a documentação prevista no edital para o Senac em Minas. (Jornal Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)
Medalhas de ouro na Obmep
No âmbito do ensino público, a Região Metropolitana do Vale do Aço teve dois alunos que conquistaram medalha de ouro na 16ª edição da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Clarisse de Assis Pereira, de 15 anos, do Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo (Imett) e Renan Costa Freitas, de 17 anos, do campus Timóteo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) foram os responsáveis pela conquista dos prêmios. A Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). (Diário do Aço – Ipatinga)
Justiça proíbe passaporte em MoC
A juíza Rozana Silqueira da Paixão, da 1ª Vara da Fazenda Pública, proibiu a Prefeitura de Montes Claros de exigir o passaporte da vacinação, em decisão tomada no dia 24 de janeiro, quando analisou a ação movida por Carlos Alberto Pereira de Avelar, que entrou com habeas corpus. No dia 9 de dezembro do ano passado a 2ª Vara da Fazenda Pública tinha concedido liminar ao juiz Isaias Caldeira Veloso, mas o Tribunal de Justiça de Minas Gerais derrubou a liminar. Nessa semana, o promotor Paulo Vinicius Cabrera já tinha emitido parecer para impedir a cobrança do passaporte. A Prefeitura de Montes Claros alega que essa nova decisão não surte o efeito, pois vale a decisão do TJMG que suspendeu todas liminares sobre o assunto. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Varginha atualiza protocolo sanitário
A Prefeitura de Varginha divulgou novo protocolo com normas para eventos que reúnam grande público. Podem ser eventos em ambientes abertos ou fechados; com ou sem venda de ingressos; religiosos, esportivos, de lazer, comercial, política. Eventos como formaturas, aniversários e shows com público acima de 600 pessoas ficam suspensos nesse período. A prefeitura recomenda apresentação de carteira de vacinação em eventos autorizados pelo município. Já eventos que possuem pista de dança, inclusive boates e casas de shows, devem exigir teste rápido de antígeno ou PCR de todos os participantes. (Gazeta de Varginha)
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 29/01/2022 - 19:59