Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 17° Agora: 18° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Política


Lafaiete se prepara para as eleições 2022




 

P. de Souza
Repórter e articulista

O arranca-rabo eleitoral só acontece no dia 2 de outubro, mas precisamos, desde já, acompanhar o processo, entender o sistema eleitoral, as regras, datas importantes, para tomarmos a decisão que entendermos ser a mais importante. Apesar dos problemas atuais, como o aumento dos casos de Covid-19, da dengue, falta de alimentos, chuvas em excesso, preço absurdo dos combustíveis, entre outras mazelas, devemos ficar atentos ao período que se avizinha. As eleições são a oportunidade ímpar de mudar, dar continuidade ou sacudir as estruturas, tirando e colocando quem a gente acha que pode trabalhar para melhorar a vida das pessoas. Nossa decisão vai refletir e impactar os próximos quatro anos em Lafaiete, Minas e o Brasil.

Cabe a nós analisar os postulantes e votar em quem, de fato, quer o bem da cidade, do estado e do país. Nesta época é comum ver pré-candidatos de outras regiões iniciarem a aproximação com Lafaiete, com suas lideranças e, sobretudo, com os vereadores.

Por muito tempo, o município viveu dessa via sem retorno e não conseguiu eleger sequer um representante. Nossa seca durou anos a fio e só foi quebrada graças a eleição, em 1995, do ex-prefeito Arnaldo Francisco Penna. Ele entrou como suplente e foi efetivado em 1997, ficando até 1999, dando lugar a José Milton de Carvalho Rocha. Depois deles, em 2012, Glaycon Franco entrou como suplente e conseguiu a vaga em 2014, sendo reeleito quatro anos depois, em 2018.

Aliás, Franco é o único representante do município no parlamento mineiro e, apesar das críticas que sofre, consegue carrear recursos e representar bem o nome de Lafaiete no cenário estadual. Sem ele, nem isso conseguiríamos. O ideal, evidentemente, é que consigamos manter Glaycon no parlamento e, quem sabe, eleger mais um representante, dos muitos que já demonstraram interesse em disputar as eleições. No momento, outros nomes despontam como eventuais pré-candidatos, todos da cidade, com residência fixa e condições de buscarem o assento na ALMG e Câmara dos Deputados. Entre os que já deram o ar da graça, estão nomes como o do atual deputado Glaycon Franco (PV), que deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília, assim como o ex-prefeito Júlio Barros, da Rede Sustentabilidade. No plano estadual, há mais quatro dispostos a encarar o desafio das urnas.

Quem apareceu disposto a tentar a sorte na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) são os pré-candidatos Giovani Laporte (Rede Sustentabilidade), o líder empresarial Marcos De Paula (PSD), a ex-candidata a deputada, Neuza Mapa (PDT) e o líder estudantil do PC do B, Talysson Zebral. Outro nome que aparece nos bastidores, mas ainda não confirmou é o atual vice-prefeito Marco Antônio Reis Carvalho, do PSDB, que foi postulante a uma vaga na Câmara dos Deputados nas últimas eleições. Por sua vez, Selma Rocha (PSDB), que vinha sendo cotada para disputar uma cadeira na ALMG disse, recentemente, que não pretende se candidatar.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 26/01/2022 - 17:30


Comente esta Notícia