Congonhas foi a cidade da região que mais sofreu com o impacto das intensas chuvas dos últimos dias. Vários deslizamentos de terra e alagamentos estiveram presentes em praticamente todas as regiões da cidade. Com o fim das chuvas, nessa quarta, 12, a água dos rios já abaixou bem, o que praticamente acabou com os alagamentos. Os principais bairros atingidos foram: Novo Rosário, Alvorada, Boa Vista, Fonte dos Moinhos e Jardim Profeta. A prefeitura trabalhou 24 horas por dia, com todas as equipes envolvidas no resgate de pessoas e animais, no acolhimento das vítimas, no monitoramento de áreas de risco e no controle do trânsito.
Cerca de 5.900 pessoas foram atingidas e tiveram que deixar suas residências, ainda que momentaneamente. No momento, 182 pessoas estão desabrigadas. Todas estão alojadas em escola municipais.
Quem quiser fazer doações pode se dirigir ao Ginásio Poliesportivo, no bairro Praia, principalmente com materiais de limpeza. A solidariedade dos congonhenses fez com que uma quantidade suficiente de roupas e calçados já fosse coletada.
Barragens
A Defesa Civil da prefeitura de Congonhas e a Agência Nacional de Mineração (ANM) estão monitorando as barragens da cidade e todas seguem dentro da normalidade. Houve um vazamento em um dique próximo à barragem da Mina Casa de Pedra, da CSN, causada pelo excesso de chuvas, mas que em nada afeta a barragem. Algumas Fake News se espalharam, o que gerou um começo de pânico na cidade, mas que durou pouco, após as vistorias que confirmaram a normalidade do funcionamento dos equipamentos.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 13/01/2022 - 09:39