A barragem Marés I, da Vale (Mina Fábrica), localizada em Congonhas, teve o seu nível 1 de emergência encerrado nesta quarta-feira, 15. A ação foi comunicada aos órgãos competentes, conforme diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e na legislação brasileira, incluindo a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a auditoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
A barragem Marés I é uma estrutura construída em etapa única com solo compactado e passou por melhorias neste ano, incluindo a implantação de berma de reforço e reconstrução do seu canal extravasor. Dados e análises da barragem comprovaram fatores de segurança superiores aos exigidos pelas normas vigentes e capacidade de amortecimento de cheias com garantia de borda livre satisfatória, resultando na emissão de Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva por auditoria externa.
A estrutura é monitorada permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e recebe inspeções regulares de equipes internas e externas. A Vale segue empenhada no atendimento às melhores práticas internacionais de engenharia, tendo como foco, sempre, a segurança de trabalhadores e comunidades vizinhas à barragem.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 15/12/2021 - 17:30