Com nome de origem tupi, Itaverava significa “pedra brilhante”, fazendo alusão às riquezas minerais tão exploradas na época da corrida do ouro. No século XVII a região se tornou um dos primeiros arraiais com ouro no estado, sendo povoado por exploradores do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Com cerca de cinco mil habitantes, o município se localiza a 24km de Lafaiete e é um destino procurado por turistas que desejam aproveitar as belezas naturais da região. As cachoeiras do Moinho, Guarará, Itaqui Baixo e Pé do Morro são as mais tradicionais e conhecidas.
A cachoeira Água Limpa também faz parte do circuito de atrações, com piscinas naturais cercada por mata nativa. É ideal para a prática de pescaria e motociclismo. A fábrica de alambiques Santa Efigênia é tradição no município, com a produção de cachaça artesanal para todo o país. Com mais de 70 anos na cidade, a produção inclui gin, rum, vodka, cerveja artesanal entre outros.
Alguns casarões e igrejas fazem parte da arquitetura histórica, como a Capela de Santa Efigênia. A Matriz de Santo Antônio está localizada no centro da cidade e possui duas torres laterais. Tombada pelo IPHAN, igreja possui pintura do mestre Ataíde.
A festa em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade, conta com procissão e a tradicional queima de fogos, atraindo visitantes e moradores de toda a região. A agenda de eventos conta, ainda, com a festa do Itaveravense, o maior evento do município, reunindo atrações locais, regionais e nacionais durante três dias.
Leia mais sobre Itaverava no especial "Desbravando o Paraopeba"
Itaverava quer transformar BR-482 em rodovia da gastronomia regional
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 09/12/2021 - 21:36