Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 23° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Comunidade


6 contribuições dos pets na saúde emocional

Os pets trazem contribuições que podem ajudar as pessoas a tratar problemas como depressão e muitos outros. Entenda a influência dos animais para a saúde emocional.




 

Ter um cachorro, gato ou outro animal de estimação é bastante comum. As pessoas buscam por eles para fazer companhia e porque são divertidos e amigáveis

Entretanto, ter um bichinho pode trazer muitos mais benefícios do que se imagina. Os pets na saúde emocional são de grande contribuição.

Esse convívio entre homens e bichos já se tornou uma terapia, a pet terapia. Ela é usada para tratar doenças e debilidades por meio da interação.

Para isso, é feita de forma assistida e os animais precisam ser treinados para a finalidade. Os ganhos conseguidos com os pets na saúde emocional são diversos, conheça alguns deles.

1. Melhora da depressão

Alguns pacientes não respondem tão bem aos medicamentos contra a depressão, mas os pets podem trazer uma grande melhora. Quando existe a combinação das técnicas os resultados tendem a melhorar.

Cerca de 12 semanas após o contato constante com o pet é possível notar uma diminuição dos sintomas depressivos.

2. Maior interação social

Os pets exigem cuidados como levar para passear e brincar com eles. Logo estimulam a interação, seja com eles mesmos ou outras pessoas.

Esses cuidados fazem com que sejam geradas novas interações sociais. Por exemplo, ao passear com o cão ele pode se aproximar de outras pessoas.

Obrigatoriamente o tutor terá de se desculpar ou interagir por esse fato gerando interação.

3. Reduzem a sensação de solidão

Os bichos costumam ser grandes companheiros, eles retribuem o amor recebido da maneira deles. Por isso, é comum ouvir que o cão é o melhor amigo do homem, afinal, não importa o que aconteça estão sempre presentes.

Principalmente para quem mora sozinho, eles são uma ótima companhia e não deixam a sensação de solidão chegar.

4. Diminui o estresse

Basta estar estressado que chega o animal de estimação dando carinho e com toda a felicidade. Isso já faz com que o sentimento mude.

Ao interagir e brincar com eles, o humor melhora e a irritação vai embora. Quem tem um gato aprende com ele a ter paciência e a ficar calmo.

Ele é observador e fica relaxado na maior parte do tempo e sem que se perceba acaba influenciando o comportamento dos humanos.

5. Criam senso de responsabilidade

A responsabilidade afeta diretamente a saúde emocional. Uma pessoa desorganizada, que não cumpre suas tarefas se sente sobrecarregada e estressada.

Para criar um pet é preciso ter responsabilidade, ele deve ter horário para comer, passear e brincar. Se isso não for feito ele pode adoecer.

Cuidar do pet exige ter responsabilidade e com a rotina, isso se estende para outros campos da vida. A responsabilidade fica presente em todos os momentos da vida.

6. Aumenta a felicidade

Os cuidados e relação de afeto, fazem com que o organismo produza serotonina e dopamina. Essas substâncias diminuem a solidão e depressão e induzem a sensação de felicidade.

Não é preciso fazer nada além de conviver com o bichano para ficar mais feliz. É claro que além disso, eles costumam arrancar sorrisos com facilidade ao fazer uma graça ou se envolver em situações inesperadas.

7. Impactam em alergias

Principalmente as crianças quando convivem desde pequenas com animais, ganham uma melhora no sistema imunológico e conseguem combater melhor as alergias.

Apesar da alergia ser um problema físico, quando continua pode comprometer a saúde emocional. Os pets na saúde emocional são muito importantes, porém, eles também merecem cuidados.

Como eles podem adoecer e necessitar de cuidados, ter um plano de saúde para animais é uma boa escolha. Dessa forma poderão receber os cuidados preventivos e tratamento sempre que precisarem que que isso gere altos custos.

Se eles estão saudáveis, os tutores também ficam. Além disso, é preciso criar um ambiente agradável para que se sinta bem.

Deve ser cercado de amor e ter um cantinho só para ele. Os pets proporcionam diversos benefícios já comprovados para a saúde emocional. Seja na convivência diária ou na terapia, mudam a vida das pessoas.

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 24/11/2021 - 12:00


Comente esta Notícia