A Capela Nossa Senhora da Glória é tombada pelo patrimônio histórico
Conhecida como “Celeiro de Minas”, Carandaí se destaca como um dos maiores horticultores do estado. Localizado a 38km de Lafaiete, às margens da BR-040, o município possui pouco mais de 25mil habitantes.
Com várias fazendas e igrejas históricas, faz parte do circuito da Estrada Real. A culinária também atrai visitantes, com restaurantes servindo uma deliciosa comida caseira.
Seu desenvolvimento está atrelado à construção de uma ferrovia que ligaria Ouro Preto ao Rio de Janeiro possibilitando o crescimento econômico e a industrialização. Em 1923 foi elevado à categoria de município e recebeu o nome atual, que em tupi significa “palmeira d´água”.
Fazendo jus ao nome, Carandaí possui atrativos relacionados ao turismo rural, com belas cachoeiras e hotéis fazenda. A cachoeira do Campestre, por exemplo, está situada no início do Rio Piranga e abriga instalações de uma antiga usina hidrelétrica que abastecia o município.
Dentre o conjunto arquitetônico, o destaque vai para a Capela de Nossa Senhora da Glória, tombada pelo patrimônio histórico, construída em 1736. Feita de madeira, mantém estilos rococó e neoclássico, mesmo após sua reedificação em alvenaria de pedra, na metade do século XVIII.
A cidade ainda conta com a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, a estação ferroviária, o coreto da praça, ponto de encontro da população e a escola de música da prefeitura, com o grupo de seresta Os Vagalumes. Com a tranquilidade típica mineira, visitantes são recebidos com fartura nos fogões a lenha.
As atrações culturais envolvem festivais de música, danças de congado na festa do Sagrado Coração de Jesus e o Caranfolia, a festa de carnaval conhecida na região com desfiles de escolas de samba e blocos. Com a receptividade característica do interior, os visitantes se sentem acolhidos e renovados pela bela região.
Com várias fazendas e igrejas históricas, Carandaí faz parte do circuito da Estrada Real
Leia mais sobre Carandaí no especial "Desbravando o Paraopeba"
Carandaí: gestão propõe que retorno presencial das aulas aconteça após vacinação dos professores
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 12/11/2021 - 16:00