Gestores do Hospital Bom Jesus, em Congonhas, e integrantes do Comitê de Operações Especiais - COE definiram que os leitos de suporte ventilatório não precisam mais estar diretamente atendendo aos pacientes internados por Covid-19 e, assim, passam a integrar aos outros leitos do HBJ, ampliando a capacidade do Hospital para tratamentos semi-intensivos. Vale ressaltar que 10 leitos de enfermaria e outros 10 de UTI continuam destinados a pacientes da microrregião de Congonhas que necessitarem de internação por Covid-19.
Esta ação já estava prevista quando os 15 leitos foram credenciados em Congonhas junto ao governo de Minas Gerais. Na ocasião, as autoridades sanitárias já vislumbravam uma redução das contaminações e internações, por causa do novo coronavírus, com o avanço da vacinação da população. Além disso, o COE Congonhas não se reúne mais toda a semana, como de praxe desde sua criação, e os encontros presenciais acontecem quinzenalmente, nas quartas-feiras. Porém, os integrantes do Comitê seguem em atenção permanente e se comunicam, diariamente, de forma virtual, para qualquer eventualidade. A análise dos dados epidemiológicos acontece diariamente.
Outra ação que ocorre a partir da decisão das autoridades é que os leitos de suporte ventilatório saem do boletim epidemiológico diário de Covid-19, publicado pela Secretaria de Comunicação – Secom, figurando apenas os de enfermaria e UTI.
Embora a vacinação tenha chegado ao seu público elegível total e com mais de 90% de eficiência na cobertura vacinal em Congonhas na maioria dos grupos etários, o COE alerta que a pandemia não acabou e as medidas de biossegurança ainda devem prevalecer, como o uso adequado das máscaras faciais (cobrindo boca e nariz), higienização constante das mãos (lavando sempre que possível ou usando álcool em gel 70%) e evitar aglomerações.
Foto: Arquivo Prefeitura de Congonhas
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 10/11/2021 - 16:09