Foto: Reinaldo Silva
Entre os dias 25 e 28 de outubro a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Diretoria de Patrimônio, Fumcult, Museu de Congonhas, Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas e Secretaria de Cultura realizarão a Semana Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Congonhas.
As atividades envolvem diversas frentes, entre elas a atuação em escolas para que os alunos conheçam seu patrimônio e criem laços com ele, desenvolvendo a sensação de pertencimento e memória afetiva. Para a abertura da edição 2021, o encontro será no Museu de Congonhas, no dia 25, onde os visitantes poderão contemplar a mostra de Portais Barrocos de Congonhas, de Hernando Rocha Vitor e alunos do projeto Arte na Escola.
Após a solenidade, o filme “Jubileu” (1981) será exibido, mostrando a presença da forte tradição religiosa no município dentro da rotina de moradores e trabalhadores 40 anos atrás. Na terça-feira, 26, acontecerá uma oficina de velas e missa em ação de graças em memória a Dom Silvério, seguida da mostra Passos Dom Silvério.
Na quarta-feira, 27, a programação conta com um bate-papo virtual sobre a produção do filme “Jubileu”, com participação do diretor Eduardo Escorel. O último dia de evento também será feito de forma remota com exibição do Tributo a Dom Silvério, com detalhes e curiosidades da vida e do trabalho religioso do bispo congonhense. Vários alunos de escolas públicas participaram do curta, ao som de músicas do Coral Cidade dos Profetas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 27/10/2021 - 07:00