A água do rio Paracatu, segundo relato de pescadores, baixou mais de 1m nesta semana, situação que compromete a pesca, navegação e o ecossistema
p. de souza
Repórter e pescador
A seca inclemente e a escassez de água em vários pontos do país e, principalmente, em Minas Gerais, têm levado vários rios a praticamente secarem quase toda sua água nesta época. É o que vem acontecendo com os outroras piscosos córrego dos Veados, em Dores do Indaiá, rios Jorge, Jorginho e Jorgão, em Moema, além do São João na cidade de Inhaúma. Notícias vindas dessas regiões revelam que os cursos d’água citados estão praticamente secos, com pouquíssima água, e que os peixes sumiram e ou migraram para o São Francisco, o único rio do Centro Oeste mineiro com alguma água, mesmo assim bem abaixo de sua caixa normal.
Nos rios maiores e com mais água, a situação também é dramática e, caso não chova nos próximos dias, o problema tende a piorar ainda mais. Rios como o Indaiá, Paracatu, Lambari, Picão, Urucuia, entre outros, estão com vazão menor do que ano passado, o que compromete a pesca, o turismo e a navegação, como no caso do Paracatu. A população das cidades do entorno desses rios, clamam pelas chuvas e alertam que, situação parecida aconteceu somente em 2001 e, recentemente, em 2014 e 2015, quando a região ficou sem chuva por mais de quatro meses.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 24/09/2021 - 11:17