Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 17° Agora: 17° Quarta, 13 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,749 Euro agora: R$ 6,094
Saúde


Projeto oferece tratamento gratuito contra o diabetes

Iniciativa é desenvolvida pela nutricionista Gabriela Fonseca Lopes em parceria com a Freitas Manipulação



Nutricionista mestranda em Saúde e Nutrição, Gabriela Fonseca Lopes

Pessoas maiores de 18 anos, portadoras de diabetes tipo 1 e tipo 2, agora têm mais um aliado para o tratamento da doença. Está com inscrições abertas o projeto Diabetes e Própolis: uma iniciativa da nutricionista mestranda em Saúde e Nutrição Gabriela Fonseca Lopes em parceria com a Freitas Manipulação. Dentro dessa iniciativa, serão realizadas duas consultas presencias com a nutricionista Gabriela, onde o paciente será amplamente avaliado. Nestas consultas, será realizada a anamnese do paciente, avaliação de bioimpedância e investigação dos hábitos alimentares em um período de 30 dias. Os pacientes também serão acompanhados integralmente através de um grupo no WhatsApp. E há um detalhe bem importante: todo esse suporte é gratuito.

O projeto Diabetes e Própolis surgiu durante a pesquisa de doutorado da professora Dra. Sonia Maria de Figueiredo, que identificou os benefícios da própolis para a saúde das pessoas. Em especial, pacientes oncológicos e pacientes portadores de diabetes. Ao iniciar seu mestrado, a Gabriela Fonseca Lopes passou a ser orientada pela doutora Sônia. “Eu já vinha estudando a própolis desde a minha pós-graduação e queria dar continuidade a esse trabalho junto com uma especialista em própolis. E assim tivemos a ideia de trabalhar com a própolis em pacientes portadores de diabetes”, explica a nutricionista.

Conforme lista a nutricionista, pesquisas mostram que a própolis tem efeito na diminuição da glicemia, na melhora do colesterol, diminuição da esteatose hepática, melhora da função renal e na redução da inflamação do paciente portador de diabetes: “Hoje a diabetes é doença uma metabólica considerada uma das maiores causas de óbitos no mundo e, por isso, precisa ser estudada. Ao realizarmos esse projeto, não só estaremos colaborando com a pesquisa em nosso país como traremos benefícios para a população”. Mas é importante lembrar que a própolis é um suplemento alimentar que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente portador de diabetes, mas ela não substitui nenhuma medicação usada no tratamento da doença. “A suplementação do extrato de própolis, aliada a bons hábitos alimentares e a atividade física, tem seu efeito potencializado”, explica.

Como se inscrever

Para participar do projeto o paciente precisa se inscrever através dos links nos Instagram da @gabifonsecanutri e da @freitasmanipulacao, ou pelo número: (31)982315544, e preencher um formulário. A confirmação dessa participação só ocorre após o paciente fornecer exames de sangue, de glicose, HbAc, lipidograma completo, TGO, TGP e GGT, recentes, de pelo menos 3 meses.

São parceiros da iniciativa: Farmácia Freitas Manipulação, Colônia dos Diabéticos, Dra. Selma Rocha, Clinicor, Dr Sérgio Moreira e sua esposa Andréa, Universidade Federal de Ouro Preto, Fapemig, Sônia Maria de Figueiredo e Nancy Scardua Binda.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 05/09/2021 - 13:11


Comente esta Notícia