Localizada a 62km de Lafaiete, encontra-se Rio Espera, com pouco mais de cinco mil habitantes e 300 anos de história. Conhecida pela fabricação da tradicional cachaça mineira, possui vários alambiques. O município também impressiona com as construções históricas, fazendas e a proximidade com a natureza.
Na religiosidade, o destaque vai para a igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, que abriga a imagem da santa de mesmo nome, esculpida por Aleijadinho. Conta-se que o habilidoso artesão morou na cidade, produzindo diversas obras que hoje estão espalhadas pelo país. A praça da Piedade, localizada em frente à igreja, compõe a paisagem como o principal ponto de encontro da população.
A secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Délis Miranda, aponta o casarão da Piedade como outro importante ponto turístico local. A construção já serviu como cartório e fórum. Atualmente, abriga o museu e a casa de cultura, sendo tombado pelo Patrimônio Cultural Municipal.
Para ela, toda a história e tradições de Rio Espera fazem parte da vida dos cidadãos. “A vida na cidade do interior acontece em torno de uma praça. É o ponto de encontro, das conversas e namoros. Nela situa-se o casarão e a matriz onde está a imagem de Nossa Senhora da Piedade, obra de Aleijadinho. Pontos de fé, história e cultura e que marcam e marcaram a vida dos rio-esperenses”, afirma.
O Casarão da Piedade é museu e casa de cultura
A região é marcada por muitas fazendas que ainda preservam heranças da época colonial, com amplas janelas e imagens barrocas. Segundo Délis, para se desenvolver melhor o turismo é necessário explorar os atrativos naturais. Com apoio e participação dos proprietários rurais seria possível a elaboração de roteiros de turismo de experiência, conectando o visitante com o local, através de sons, cheiros e emoção.
Rio Espera faz parte do Circuito Villas e Fazendas de Minas e da Estrada Real. Sua origem remonta à época da exploração de ouro e já foi distrito de Piranga, Nossa Senhora da Piedade da Boa Esperança até chegar no nome atual, em 1911, quando se tornou município. “Uma cidade simples com pessoas acolhedoras e receptivas. O diferencial aqui são as festas, o carnaval, o maior evento regional de motos, trilhão e os jeeps”, conta Délis.
A imagem da Nossa Senhora da Piedade, obra do mestre Aleijadinho
Leia mais sobre Rio Espera no especial "Desbravando o Paraopeba"
Prefeito de Rio Espera quer dar “uma cara nova à cidade”
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 20/08/2021 - 10:25