Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 17° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Saúde


Gengibre para emagrecer: entenda seu papel na perda de peso




 

Gengibre para emagrecer realmente funciona? Até recentemente, o gengibre se restringia apenas à culinária asiática, porém, atualmente é amplamente difundido em todo o mundo, e isso também vale aqui para o Brasil.

Hoje, porém, descobrimos que a raiz do gengibre é muito versátil na cozinha e, acima de tudo, possui muitas qualidades terapêuticas que a tornam um alimento de referência para o bem-estar do organismo.

Muitas pessoas estão utilizando o gengibre para emagrecer, seja em forma de chá ou somente com tempero para comida. Leia conosco e entenda melhor como ele age em nosso organismo. Vamos lá!

O que é o gengibre?

O gengibre é uma planta herbácea perene das Zingiberaceae de origem oriental, comercialmente disponível como raiz fresca ou seca, na forma de pó ou cápsulas e comprimidos.

Possui fortes propriedades anti-inflamatórias e digestivas, graças às quais é muito válido para tratar dores osteoarticulares, prevenir ou tratar estados de gripe (e distúrbios relacionados) ou para facilitar o processo digestivo, estimulando o peristaltismo intestinal, protegendo a mucosa gástrica e reequilibrando a flora bacteriana.

Possui propriedades antieméticas e antibióticas, estimula e fortalece o coração e o sistema circulatório, é um antioxidante natural e anticancerígeno, assim como funciona o Detox Caps.

Como se não bastasse, o gengibre representa uma importante ajuda na dieta alimentar graças às suas propriedades adelgaçantes inatas: vamos compreender melhor juntos sobre a ação do gengibre para emagrecer.

Como e por que usar o gengibre para emagrecer?

Como acabamos de ver, o gengibre é um bom aliado nas dietas para emagrecer. O principal constituinte do gengibre é o gingerol, sendo esse o principal responsável pelas propriedades de emagrecimento do gengibre.

É um composto químico que possui características termogênicas, pois, graças às suas propriedades picantes responsáveis pelo sabor particular da raiz, é capaz de elevar a temperatura corporal e dar uma aceleração imediata ao metabolismo.

A elevação da temperatura representa um ponto fundamental para dar um “choque” no corpo, facilitando assim o processo de emagrecimento e a dissolução das gorduras abdominais, principalmente se o uso do gengibre for combinado com atividade física regular, como educar um cachorro, fazer uma caminhada todos os dias e até mesmo uma corridinha no final da tarde, além de claro, uma alimentação balanceada.

Além disso, o gengibre ajuda a perder peso, pois é útil para diminuir a sensação de fome e ajuda a digerir carboidratos e proteínas. Finalmente, ao permitir a eliminação dos gases intestinais, favorece o alcance do objetivo da “barriga chapada”.

Para se beneficiar de suas qualidades purificantes e adelgaçantes, o gengibre pode ser consumido todos os dias na forma de chá, sozinho ou combinado com outros alimentos ou plantas como tempero.

Gengibre para emagrecer: quanto você pode comer por dia?

Para ajudar na perda de peso, é possível consumir de 10 a 30g de gengibre fresco todos os dias, e há várias maneiras de prepará-lo.

Uma excelente decocção de gengibre (que nada mais é do que ferver as partes que são utilizadas da planta junto com água durante poucos minutos), graças aos seus efeitos no metabolismo, também pode ajudar a perder peso e deve ser preparada adicionando algumas fatias finas da raiz em 200ml de água fria para ferver durante alguns minutos.

Após desligar o fogo, deixa-se a mistura infundir por 7 a 10 minutos, e depois a mesma é filtrada: a bebida obtida deve ser consumida de preferência pela manhã, com o estômago vazio, ou então ao final da tarde.

Uma variante saborosa envolve a adição de canela e as raspas de um limão durante a fase de fervura, ou um suco de meio limão durante a infusão.

Como alternativa de gengibre para emagrecer, um excelente chá de ervas pode ser preparado adicionando 5-6 fatias finas de raiz de gengibre e um pequeno pedaço de canela a meio litro de água fervente, deixando tudo em infusão por 10 minutos antes de filtrar.

O chá de ervas pode ser colocado em uma garrafa vazia para ser consumido aos poucos ao longo do dia.

Não só na infusão: para desfrutar dos benefícios adelgaçantes do gengibre, também é possível mastigar dois ou três pequenos pedaços durante o dia. Asseguramos assim também um remédio simples e natural válido para um hálito sempre fresco.

Caso o gengibre esteja disponível na forma de raiz seca, o procedimento de preparo das infusões é o mesmo, bastando substituir as fatias de raiz fresca por uma colher de xícara de sua forma em pó.

Não tome gengibre se...

O gengibre para emagrecer não é absolutamente contra indicação se tomado na dosagem correta, sem excessos. No entanto, há casos particulares em que é melhor limitar seu uso ou evitá-lo completamente.

Quem sofre de alergia obviamente terá que eliminar completamente esse alimento de sua dieta, assim como aqueles que têm intolerância alimentar a ele.

Pessoas que sofrem de cálculos biliares, em tratamento com anti-inflamatórios, anticoagulantes ou anti-hipertensivos devem evitar o uso ou procurar o médico para saber a dosagem certa para o seu caso.

Isso porque o gengibre atua no sistema circulatório e dilui o sangue, então agiria em sinergia com os medicamentos em uso.

Na presença de diabetes, a ingestão de gengibre para emagrecer deve ser evitada devido aos seus efeitos hipoglicemiantes, assim como não é recomendável usá-lo em caso de bloqueios intestinais pré-existentes.

É debatido seu uso durante a gravidez: de fato, embora o gengibre tenha fortes propriedades antieméticas, portanto úteis durante as irritantes náuseas nos primeiros dias de gestação.

Porém, alguns estudos revelaram a possibilidade de causar algum dano à correta formação do feto. Novamente, é melhor confiar no conselho de seu ginecologista.

Em qualquer caso, é uma boa prática ter em mente que nunca se deve ingerir quantidades excessivas de gengibre, para evitar efeitos colaterais desagradáveis (especialmente no sistema gastrointestinal) e invalidar todas as propriedades benéficas deste precioso alimento.

Caso esteja procurando algum remédio para emagrecer que acompanhe o gengibre em sua busca pela perda de peso, vale a pena conhecer o Detox Caps. Os depoimentos do Detox Caps provam que ele é a melhor opção para quem busca emagrecer de forma totalmente natural. Até a próxima!

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 19/08/2021 - 11:07


Comente esta Notícia