Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 26° Quinta, 19 de Setembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,427 Euro agora: R$ 6,050
Saúde


Urgências odontológicas: conheça as principais



Foto: https://br.freepik.com/

Acidentes podem acontecer a todo instante, nas mais diversas situações. Além disso, algumas inflamações que não foram percebidas e/ou tratadas podem se agravar. Assim, não é incomum que surjam urgências odontológicas que precisam ser levadas o quanto antes para conhecimento de um profissional, em uma clínica dentária.

Para atender pacientes que estão sofrendo com uma dor de dente, ou um problema mais grave que precisa de avaliação completa, muitos consultórios odontológicos atendem 24h por dia, todos os dias da semana.

Como são momentos que podem deixar pacientes em um estado emocional alterado, bem como demandam atenção e cuidados ágeis, os dentistas precisam estar preparados para todos os casos que remetem a uma situação de urgência ou emergência.

Isso porque as clínicas especializadas podem receber pacientes que tenham problemas relacionados à:

  • Colagem de fragmentos dentários;
  • Controle de hemorragia;
  • Odontalgia aguda;
  • Tratamento de abscesso.

Seguindo especificações da ANS (Agência Nacional da Saúde) que controla as clínicas odontológicas, vale disponibilizar profissionais que tenham especializações distintas.

Com isso, os procedimentos de urgência ou emergência podem ser feitos de maneira apropriada e ágil, sem colocar em risco a saúde dos pacientes.

Além disso, tal disponibilidade permite mais segurança a quem precisa de socorro imediato e daqueles que aguardam atendimento. Confira a seguir outros casos de atendimento e procedimento que podem demandar atendimento mais ágil.

Reposição dentária por imprudência corriqueira

As pessoas podem ir parar em uma clínica odontológica por urgência por diferentes situações, mas aqueles que são imprudentes com a própria saúde bucal podem ir de forma recorrente.

Uma pessoa que possui um implante dentário, por exemplo, deve saber que não se pode abrir uma garrafa com os próprios dentes, bem como o hábito deve ser evitado por aqueles que apresentam a estrutura natural, visto que pode acarretar em quebras e perdas dentárias de forma traumática.

Inclusive, mesmo rasgar embalagens de produtos industrializados pode causar traumas e, consequentemente, uma urgência odontológica.

Esse tipo de situação pode ocorrer em eventos sociais, como em um encontro com amigos e familiares, por isso é preciso ter cautela e evitar situações de risco, bem como saber como proceder em casos de imprevisto - recorrendo ao suporte profissional com rapidez para realizar o primeiro socorro e até verificar o valor de um implante dentário.

Dessa forma, é notório que é imprescindível evitar ações imprudentes, mesmo que corriqueiras, como fazer um esforço desnecessário com os dentes.

Manutenção de aparelho dental pode exigir urgência

Os modelos de aparelhos odontológicos são variados, de acordo com as finalidades de alinhamento dos dentes, e as condições em que a arcada dentária se encontra, como um aparelho de porcelana.

Alguns são empregados de forma fixa, com braquetes e fios de aço que ficam presos por um longo período na boca de pacientes.

Conforme o passar do tempo e dos cuidados diários, pode ser que a estrutura e os fios se soltem, tornando-se um caso de emergência ou de atendimento mais ágil, levando em consideração que pode acarretar em feridas ou outros danos se não for devidamente corrigido.

Já no caso de pacientes que utilizam aparelho móvel transparente, as situações de quebra podem ser menos prejudiciais para a cavidade, mas ainda pode comprometer a duração e qualidade do tratamento.

Assim, se houver a perda do acessório ou mesmo sua quebra, a clínica odontológica deve ser procurada para oferecer um atendimento ágil para repor o objeto ou ajustar o modelo fixo.

Vários alimentos podem causar problemas dentários

As dores de dente podem ocorrer por diversos fatores, como problemas bucais que são conhecidos por causa dos alimentos consumidos.

Uma carne mal cozida ou um legume in natura pode trincar um dente, ou lesionar a gengiva.

Do mesmo modo, quem utiliza facetas de resina pode ter a fina película removida, dependendo do tempo em que o acessório está aplicado sobre o esmalte dentário e se os cuidados forem inadequados.

Para evitar um problema de autoestima, pacientes devem procurar uma clínica odontológica de forma urgente para que o procedimento de recolocação seja feito o quanto antes e de forma qualitativa.

Aliás, os tratamentos estéticos, mesmo que sejam superficiais, em alguns casos, podem causar uma diferença psicológica positiva nas pessoas e demandam atenção ao serem realizados para que problemas bucais não sejam favorecidos.

Para reduzir esses riscos, os procedimentos de recuperação devem ser prioridade.

Do mesmo modo, considerando o preparo dos alimentos mencionados, é preciso se atentar às indicações médicas e odontológicas, identificando aqueles que devem ser evitados e formas mais saudáveis de consumo - seja após um tratamento cirúrgico de urgência como a extração de um dente ou mesmo um aparelho branco.

Prevenção de inflamações bucais

Para não precisar ter de fazer um encontro emergencial em uma clínica odontológica por motivos de inflamações da cavidade, é preciso manter a saúde bucal em dia, com ações que devem ser recorrentes, como:

  • Escovação após as refeições, principalmente quando possui um aparelho odontológico transparente;
  • Limpeza matinal e noturna;
  • Passagem de fio dental;
  • Uso de enxaguante bucal.

São tarefas que devem ser estimuladas pelos pais desde que as crianças são pequenas, e se mostrar como exemplo na fase adulta.

Para os adultos o ideal é manter a visita ao dentista de forma recorrente, mesmo que não esteja passando por um tratamento.

Ouvir as dicas de especialistas também é essencial, pois assim é possível ficar longe de problemas e situações que levem a um atendimento de urgência. Ou seja, os tratamentos de prevenção podem ser feitos com qualidade para evitar doenças que afetam a polpa dentária e causam dores.

Contudo, é preciso ficar atento às situações de traumas que também podem ocorrer e lesionar a cavidade de forma significativa.

Nesses casos, o uso de uma gaze úmida para limpar e conter o sangue (se houver) é necessário e, caso haja a perda/quebra dentária, também pode-se levar a estrutura perdida à clínica para avaliar a viabilidade de recolocação/colagem do material.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 12/08/2021 - 14:34


Comente esta Notícia