Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 13° Agora: 23° Sábado, 18 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,103 Euro agora: R$ 5,544
Região


Lagoa Dourada, a capital mineira do rocambole

Município atrai turistas para experimentarem a famosa sobremesa e explorarem as belezas do interior



 

Após percorrer 81km na BR 383, encontra-se Lagoa Dourada, com pouco mais de 13 mil habitantes. Com forte presença do turismo rural, possui muitas cachoeiras e fazendas que fazem parte do Circuito Turístico Trilha dos In­con­fi­dentes, além dos casarões coloniais que compõem o acervo histórico do município.

A origem do nome remonta à época da exploração do ouro, no início do século XVIII. Com a crescente corrida em busca do valioso metal, conta-se que um grupo de mineradores se instalou em volta de uma lagoa recheada de ouro. Surge, então, a “Lagoa Dourada”.

É impossível falar do município sem mencionar seu prato típico mais conhecido, o delicioso rocambole. A tradição da guloseima é de longa data e garantiu o título de Capital Mineira do Rocambole. Feito com pão de ló e recheado com doce de leite, a divulgação da sobremesa começou com descendentes de imigrantes libaneses que vendiam o doce uma vez por semana.

De lá para cá a tradição só fez crescer. Com a criação de uma embalagem especial para transporte, em 1965, o rocambole extrapolou as fronteiras da cidade e sua demanda aumentou. Atualmente, não faltam restaurantes e padarias para experimentar o famoso rocambole com as mais variadas opções de recheios, atraindo turistas de todos os cantos do país. Depois de saborear a iguaria, vale a pena conferir outros pontos turísticos espalhados pelo território.

A Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada na praça Dom Antônio de Assis, está entre os marcos do Caminho Religioso da Estrada Real. Essa rota liga o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG) ao Santuário Nacional de Aparecida (SP). Composto por 32 municípios mineiros, o caminho fortalece o turismo religioso no estado ao incluir cidades como Congonhas, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete.

Próximo à matriz está a praça das Vertentes. Ela sinaliza um fenômeno que ocorre bem no centro do município: a divisão de águas entre as bacias dos rios São Francisco e Paraná. As águas que correm para o lado esquerdo seguem para o rio Paraopeba. Já as que correm para o lado direito vão para o rio Carandaí.

Para o chefe de gabinete da prefeitura, Guilherme da Silva, as pessoas deveriam visitar Lagoa Dourada para apreciar, além do rocambole, as fazendas históricas e cachoeiras no entorno. Para ele, o turismo pode ser melhor desenvolvido com a participação de canais de comunicação e cooperação entre setores do governo.

A Matriz de Santo Antônio é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade

Para saber mais sobre Lagoa dourada, acesse o link:

Nova gestão em Lagoa Dourada pretende inserir jovens no mercado de trabalho e fortalecer produtor rural




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 23/07/2021 - 10:30


Comente esta Notícia