Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 16° Quarta, 27 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,812 Euro agora: R$ 6,083
Polícia


PM alerta para circulação de notas falsas no comércio




 

Segundo as informações divulgadas pela Polícia Militar, os principais alvos de criminosos que desejam passar notas falsas são os estabelecimentos comerciais. A tática mais empregada é comprar produtos baratos e pagar com cédulas de alto valor para terem maior troco, ação também chamada de "troco limpo". Outra estratégia é aplicar o golpe em horários de pico do comércio e no fim de ano.

A PM alerta que é fundamental ter atenção no momento de recebimento das notas e seguir os seguintes passos:

  1. Analisar a textura da cédula e observar se há algo diferente no tato. As notas falsas costumam ser mais lisas e as verdadeiras mais ásperas, com alto-relevo e saliências nos itens de segurança;
  2. Fazer a leitura visual, observando os elementos de segurança visíveis contra a luz ou inclinando a cédula. Fique atento às tonalidades, visto que a falsificação tende a ter pouca nitidez e borrados na impressão;
  3. Verificar a marca d’água contra a luz;
  4. Não ter pressa no atendimento e ter atenção aos momentos de grande movimentação.

Os policiais informam que se você recebeu uma nota falsa em um terminal de autoatendimento ou caixa eletrônico deve encaminhar a situação ao gerente da agência bancária para que as providências sejam tomadas. Se não for, a pessoa pode chamar a polícia para registro da ocorrência.

Se você desconfiar da veracidade uma cédula, pode recusá-la. Em casos de suspeitas de golpes, deve chamar a Polícia Militar imediatamente para averiguação. Essa ação de denunciar é fundamental para que os golpistas sejam localizados e encaminhados para a Polícia Civil ou Federal.

Passar nota falsa, mesmo sem intenção, é crime previsto no artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar repassar uma cédula falsa, após tomar conhecimento de sua falsidade, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mauricio João Vieira Filho, no dia 08/07/2021 - 12:58


Comente esta Notícia