Neste mês, em todo o país, acontece a campanha “Julho Amarelo” cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e controle das hepatites virais, infecções que atingem o fígado. A Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) se uniu à Organização Pan-americana de Saúde (Opas), para a campanha intitulada “Não vamos deixar ninguém para trás”.
Muitas vezes, a infecção não manifesta sintomas, mas, quando presentes, a pessoa pode sentir cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Os tipos mais comuns no Brasil são A, B e C. A hepatite D é mais frequente na região Norte.
As formas de prevenção envolvem evitar contato direto com sangue; não compartilhar materiais como seringas, agulhas, canudos e cachimbos para uso de drogas, escovas de dente, barbeadores, navalhas, lâminas de barbear, alicates de cutícula, etc.; materiais de tatuagens, piercings e de manicure devem ser individuais e esterilizados; usar sempre camisinha; fazer o teste periodicamente; e vacinar.
Cabe destacar que a vacina para hepatite B está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família. Em Lafaiete, os testes para diagnóstico e tratamento são gratuitos e sigilosos oferecidos pelo Centro de Promoção da Saúde, localizado na Avenida Dom Pedro II, número 190, bairro São Sebastião. O telefone para contato é (31) 3769-9054.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mauricio João Vieira Filho, no dia 07/07/2021 - 17:11