Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,075
Região


Exposição "Minas reaGis", de Marcelo Heidenreich, é inaugurada no Museu de Congonhas




 

A partir desta quarta-feira, 30 de junho, o Museu de Congonhas recebe a instalação arte-poético-participativa "Minas reaGis". O trabalho nasceu durante a pandemia nas mãos do artista e mediador do museu, Marcelo Heidenreich. Em um momento tão difícil, a arte se faz cada vez mais importante e necessária.

A obra torna o visitante parte da exposição, possibilitando diferentes tipos de interpretações frente aos desafios enfrentados recentemente. "Minas reaGis" traz a reflexão do que é ser mineiro para além do fato de que, assim como o brasileiro vem do ofício de carregar o Pau Brasil, o mineiro vem do ofício de mineirar, deixando o questionamento sobre a humanização do ser e a reação do mineiro frente a esta reflexão, surge assim o "reagis", relata Marcelo.

Ele explica que este é um experimento que teve como influência a poesia concreta de Décio Pignatari, Augusto de Campos, Haroldo de Campos e a arte ambiental de Hélio Oiticica. "Uma idéia de poesia em movimento. Cada pessoa vai sentir a exposição de uma forma, nada é estático. A este meu trabalho, e aos próximos que pretendo executar nesta linha, eu chamo o processo de descobrindo a quarta dimensão da poesia concreta".

A exposição se torna ainda mais especial para o museu por se tratar de um dos funcionários mais antigos. Marcelo é mediador da instituição há 5 anos e meio. . "Estar em contato com a obra e com tantos artistas nestes anos me inspirou no desenvolvimento da minha arte. Desde Aleijadinho, o grande mestre escultor brasileiro, até contemporâneos como o Giovanni Fantauzzi e Ricardo Carvão, todos me trouxeram novas percepções", diz.

A exposição "Minas reaGis", viabilizada pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, estará em cartaz no Museu de Congonhas de terça a domingo, das 9h às 17h. Posteriormente, seguirá em itinerância por outras cidades mineiras. Nesta iniciativa e em toda a programação deste ano, o Museu de Congonhas conta com o patrocínio da Vale que, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocina a instituição.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 30/06/2021 - 13:45


Comente esta Notícia