A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, oficializou à Secretaria Municipal de Saúde que foi detectada a circulação da variante do coronavírus identificada em Manaus (VOC P.1) em algumas amostras coletadas em pacientes de Conselheiro Lafaiete. Até o momento, são cinco pessoas, que foram acompanhadas, monitoradas e permaneceram em isolamento social. A capacidade de infecção por essa cepa do vírus é maior que a original.
Segundo a SES-MG, a detecção de pessoas com essa variante “pode estar associada à maior infectividade, tendo em vista o aumento rápido e expressivo do número de casos e óbitos pela doença em Manaus, a partir de dezembro de 2020”. Imediatamente após recebimento do comunicado, a Secretaria de Saúde iniciou os procedimentos definidos na Nota Técnica nº5/SES/SUBVS-CELP/2021, que recomenda a investigação clínica e epidemiológica dos casos e a investigação laboratorial de potenciais contactantes de pacientes que foram positivos para alguma VOC*.
É fundamental que toda a população siga os protocolos sanitários e mantenha os cuidados, como evitar aglomerações, fazer o uso de máscara, manter distanciamento social e fazer a higienização constante das mãos. Confira o cronograma de vacinação e saiba se já pode ser imunizado.
*VOC, em inglês, variant of concern. Em português, traduzido para variante de atenção.
Outras informações sobre o panorama da pandemia na região podem ser lidas em Guerra ao Coronavírus.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mauricio João Vieira Filho, no dia 01/06/2021 - 16:52