Artistas de Conselheiro Lafaiete se apresentam, pela primeira vez, no Festival HipHop.doc, em Belo Horizonte, neste sábado, 29 de maio. Os MC´s M-DJÁ, Mago, Burê Jason e a representante feminina MC Lariella estreiam a participação do município na 8ª edição do evento que acontece “online”, no ano de 2021.
Os artistas
Nascidos e criados em Conselheiro Lafaiete, M-DJÁ, Mago, Burê Jason e Lariella, acompanham as atividades do Festival HipHop.doc desde a realização da 1ª edição, em 2005. Artistas de RAP e amantes da cultura Hip Hop, os MC’s, agora, passam, de público do evento a nomes na programação oficial, tendo a oportunidade de estar no palco do evento pelo qual passaram algumas de suas maiores inspirações.
Para os artistas, “o festival é mais do que um evento, é a oportunidade para se reunir e celebrar a cultura Hip Hop com pessoas de diferentes lugares de Minas Gerais e do país”, afirmam.
Crescimento Profissional
Integrar o “line up” de um Festival que é referência no estado de Minas Gerais é um marco importante para a trajetória de artistas da região. Além de simbolizar um passo na carreira, o momento é, também, a possibilidade de estar perto de grandes artistas, produtores e empresários do ramo artístico e musical, realizando o sonho de se apresentarem no mesmo evento em que suas maiores referências já se apresentaram.
O evento, realizado por meio de recursos da Lei Aldir Blanc, também é a prova do retorno imensurável que incentivos como este tem para a sociedade e para artistas de diversas vertentes culturais no país todo. A iniciativa beneficia, especialmente, aqueles que atuam dentro dos elementos do Hip Hop, um movimento cultural há muito tempo inviabilizado por falta de investimentos financeiros e de espaço para a realização das atividades e que, agora, tem conseguido mostrar sua força e pluralidade dentro e fora dos palcos.
O Hip Hop
Muito além das festas, do ritmo e do movimento artístico, o Hip Hop tem como base 5 elementos: DJ, MC/RAP, Breaking, Graffiti e o Conhecimento, um dos elementos fundamentais da cultura, que educa, gera valores, profissões e transforma a realidade de muitos, como a desses artistas.
Festivais como o HipHop.doc são essenciais para a disseminação da cultura, da arte e do entretenimento e criam possibilidades para novos artistas mostrarem seus trabalhos além de colaborarem para a formação de uma sociedade mais aberta ao respeito à diversidade e à expansão de seus conhecimentos sobre as realidades que estão presentes em nosso cotidiano.
Apoiadores
Tudo isso se tornou possível devido à filosofia da produtora cultural Marluce Albino, presidente do Instituto Meraki, que preza pela prática do trabalho em rede onde todos vislumbrem uma oportunidade em prol do mesmo objetivo: "o fortalecimento da Cultura em Lafaiete ". Nesta ocasião, a produtora conta com vários apoiadores, dentre eles o deputado Estadual Glaycon Franco, o secretário de Cultura do município, Geraldo Lafayette, o vereador Erivelton Sonho de Rua e o proprietário da loja Akanni Smoke Shop, Geovaine.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mauricio João Vieira Filho, no dia 27/05/2021 - 12:14