O verão chegou ao fim a pouco mais de um mês e, com ele, o período chuvoso. O problema é que está mudança natural nas características climáticas, mais uma vez, não foi acompanhada por qualquer ação que possa mitigar o período de seca que se avizinha. Atento a esta questão, o Jornal CORREIO da CIDADE e o Portal de Notícias CORREIO Online voltarão a abordar a situação dos mananciais de Água Preta, na localidade do mesmo nome, e da Jacuba, nas imediações de Buarque de Macedo, que abastecem de água potável a cidade de Lafaiete. Em duas reportagens especiais, o leitor e o internauta conhecerão essa situação em detalhes e o que a Copasa-MG, que detém a concessão da exploração de água e esgoto, tem feito para evitar que ocorra falta d’água nos próximos meses.
A discussão se mostra necessária quando se analisa um passado não tão distante. Nos últimos anos, a constante falta de água (interrupções no fornecimento) escancarou a fragilidade dos nossos mananciais de abastecimento – áreas suscetíveis de sofrerem ações diversas. E como a maioria das terras onde se formam esses mananciais estão na mão de particulares, o gerenciamento das ações que são desenvolvidas nestas áreas torna-se mais complicado.
Segundo uma fonte ouvida pelo Jornal CORREIO, que pediu a não divulgação de seu nome, ainda que as áreas a montante de nossos mananciais estejam em mãos de particulares, falta um Plano de Gestão de Recursos Hídricos. Com ele, as ações dentro destas áreas, de relevante interesse ecológico, poderiam ser monitoradas e permitidas, desde que não alterassem a qualidade das águas e nem tampouco provocassem a escassez e falta do precioso líquido.
Leia mais sobre o tema em nossa edição impressa, disponível em bancas e padaria de Conselheiro Lafaiete e região.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 09/05/2021 - 22:20