É claro que, em pleno auge da pandemia, falar em viajar seria mesmo uma irresponsabilidade. Mas se tem uma coisa capaz de animar a maioria das pessoas é planejar e traçar novos roteiros. E, por que não, retomar as viagens, assim que for seguro, pelo nosso entorno, que guarda tantas belezas e ainda dispensa os transtornos e riscos de uma viagem longa? O problema, para muitos, pode ser desconhecer as paisagens e atrativos incríveis que estão bem ao nosso redor. E desvendar essas belezas é uma das funções do Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas.
“A região é rica e diversificada. Temos um turismo de experiências, de vivência, que veio para ficar; uma viagem que vai além de um quarto de hotel e piscina. Visitantes estão à procura de novas experiências, de novas emoções e, sobretudo de destinos mais exclusivos. Uma casa aberta a turistas lembra aquele aconchego da roça, da casa dos avós, da comidinha caseira e tudo mais que é característico do turismo na nossa região”, destaca a turismóloga e secretária do Circuito, Camila Borges de Souza Lima.
Instância de governança regional certificada e reconhecida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o Circuito Turístico Villas e Fazendas completa 20 anos de atuação em novembro, congregando 12 cidades: Caranaíba; Casa Grande; Catas Altas da Noruega; Conselheiro Lafaiete; Cristiano Otoni; Itaverava; Lamim; Piranga; Queluzito; Rio Espera; Santana dos Montes e Senhora de Oliveira. Sua nova diretoria foi empossada no dia 3 de março, trazendo à frente Tatiana Rezende, diretora-presidente do órgão e secretária de Cultura e Turismo de Itaverava.
Entre os principais projetos encabeçados pela entidade em prol do turismo regional estão o Circuito Gastronômico “Sabores das Villas”, o maior festival gastronômico de Minas Gerais; o “Caminhos de São Tiago”, envolvendo 11 municípios, em parceria com os Circuitos do Ouro e Trilha dos Inconfidentes; o Festival Cultural “Domingo nas Villas”, um importante projeto realizado nas nossas cidades, levando cultura para as comunidades por meio de apresentações teatrais e os Novos Roteiros nos municípios associados, em parceria com a Agência de receptivos Ver Gerais Viagens.
E se engana quem pensa que o Villas tem ficado parado, esperando a pandemia passar. O tempo foi investido em planejamento e qualificação: “Desde o início da pandemia, em 2020, importantes programas e ações foram realizados pelo Ministério do Turismo e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais para aliviar o setor turístico. Pelo Circuito Villas e Fazendas, foram realizados diversos webinários e lives, em parceria com Senac, Sebrae e outras entidades parceiras, debatendo importantes temas, a fim de dar um suporte aos empreendimentos turísticos da região. Fizemos Encontros voltados para os Gestores Municipais sobre a Lei Aldir Blanc, além da formatação de roteiros em nossa região. Trazer resultados ao setor de turismo mediante este difícil cenário de pandemia é o maior desafio, mas já estamos com projetos para executar; ações que, mesmo neste tempo difícil, possam contribuir”, finaliza a secretária Camila Borges de Souza Lima.
Serviço
Circuito Turístico Villas
e Fazendas de Minas
Endereço: rua Doutor Melo Viana, nº 224, Centro, Conselheiro Lafaiete.
Contatos: (31)3721-6589 / (31)98431-9966
Site: https://villasefazendas.com.br/
E-mail: [email protected]
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 06/04/2021 - 14:05