Tempo em Lafaiete: Hoje: 26° - 16° Agora: 17° Sexta, 01 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,793 Euro agora: R$ 6,178
Comunidade


Verão se despede de CL e outono chega com temperaturas amenas



 

O verão se despediu dia 20 de março, levando junto – a gente espera - as altas temperaturas em Lafaiete que marcaram os últimos três meses, para dar lugar ao outono e seu clima ameno. A estação começou ontem e segue até 21 de junho, quando tem início o inverno no hemisfério sul. As folhas no chão, gramados marrons, tingidos pela vegetação seca, marcam, para alguns moradores do Alto Paraopeba, o melhor período do ano, já que não se faz tanto calor e nem tanto frio, assim como não têm muitas chuvas e o tempo nem é tão seco. Ou seja, clima ideal para a maioria das pessoas.

Trazendo consigo características próprias, a estação significa, na prática, o fim do período chuvoso e a diminuição nas temperaturas. “A característica do outono é o período de transição. Há  dias em que o tempo estará com aparência de verão, outros com aparência de inverno. Isso já tem início principalmente na região Sul do país. Algumas massas de ar começam a passar por ali”, explica o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O fenômeno do equinócio de outono marca a chegada desta estação. Época em que os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a Linha do Equador e a luminosidade se distribui de forma relativamente uniforme entre os hemisférios Norte e Sul. “A Terra tem seu eixo de rotação ligeiramente inclinado quando estamos no verão do Hemisfério Sul. Essa inclinação nos deixa virados para o Sol. Por isso, o dia fica mais longo. Quando estamos no inverno, é o contrário, estamos virados para longe do Sol, por isso os dias ficam mais curtos”, explica o professor de ecologia da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Bessa.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Clara Maria, no dia 22/03/2021 - 10:55


Comente esta Notícia