Desde criança, ela gostava de criar histórias, roteiros. E foi se deixando levar por sensações traduzidas em palavras que Aline Gonçalves escreveu seu primeiro livro, Anjo Proibido. A obra apresenta um enredo denso sobre um assunto complexo, ainda mais para uma jovem de 17 anos: o incesto. Na mesma linha, publicou “A Distância dos Íntimos” - a saga de uma mulher que, sem razão aparente, abandona a família e desaparece. Mas foi no contexto da pandemia que a escritora, que também é comissária da infância e da juventude, descobriu uma nova vereda: a literatura infantil. “’Bebelle em O Mundo Azul Contra o Gigante Invisível’ é a minha obra de literatura infantil e confesso que foi uma surpresa para mim adentrar neste universo pueril. O livro trata da própria pandemia, os enfrentamentos de uma criança diante de um mundo novo, tomado por uma doença mortal”, detalha a autora.
Seguindo a linha da historinha, foi feito um ‘Lançamento do Bem’, com uma leitura solidária, que culminou com a arrecadação de quase 100kg de alimentos para os abrigos da cidade (Lar de Maria e Larmena). “Foi uma excelente parceria com a papelaria Linna que, de cara, abriu as portas para a proposta, super bem recebida pelas pessoas, que procuraram pelo livro, divulgaram, incentivaram. Uma verdadeira corrente do bem, mesmo! Meu sonho é ainda vê-lo como livro didático, porque foi um fruto realmente muito bem cuidado, lindamente ilustrado, que empolga e auxilia, por tratar de uma situação mundialmente vivenciada”, conta.
Acostumada com o público adulto, até então, a escritora teve uma grata surpresa ao ser recebida nesse universo mirim: “Com essa excelente recepção, pude sentir como é prazeroso escrever para crianças. Acho que até mesmo em razão do tema, ajudando a enfrentar o momento com mais serenidade. E é muito interessante ouvir os leitores mirins opinando, fazendo resenhas, é muito diferente e extremamente verdadeiro”, revela.
E o livro ainda proporcionou à autora outra satisfação, que foi a proximidade com uma figura importante durante sua formação escolar: “Meu eterno professor, José La Porta, não apenas prefaciou o livro, como também realizou a revisão crítica, dedicando-me longas manhãs de vídeo chamada, logo no início deste caos todo, quando estávamos realmente em quarentena. Sua atenção carinhosa, generosa, corroborou todo o cuidado tomado na produção do Bebelle, dando um gostinho ainda mais especial ao vê-lo aí, sendo lido”, detalha.
Dificuldades na profissão
Quem se aventura a dar voz à sua criatividade precisa estar preparado para um mercado duro, como retrata Aline Gonçalves: “Acho que a maior dificuldade para os autores atualmente é essa cultura forçosa do menor esforço aliado ao marketing imperioso, que leva a termos uma vasta publicação de obras medíocres e grandes autores engavetados por não serem, supostamente, vendáveis. As editoras dificultam muito, o escritor recebe quase nada por sua obra, os meios de comunicação abrem pouco ou nenhum espaço para o que é novo, o que torna este mercado pouco democrático e faz muita gente talentosa desistir (não digo de escrever - porque quem escreve, não costuma conseguir parar - mas de publicar). Então, a minha dica para quem quer publicar um livro é que, primeiramente, tenha bastante confiança na sua obra e baseado nisso, muitíssima persistência para seguir”, aconselha.
Leia Aline Gonçalves
“A Distância dos Íntimos” está à venda, em Conselheiro Lafaiete, na Linna Papelaria e Cantinho do Livro. Também é encontrado em BH, na Livraria Leitura do Pátio Savassi, e pelos sites: leitura.com, Estante Virtual, livarialitteris.com
“Bebelle em O Mundo Azul Contra o Gigante Invisível” está à venda nas Linna Papelaria, na Leitura do BH Shopping (edição especial em capa dura), e pelos sites da editora Multifoco, Casas Bahia, Ponto Frio, extra.com, além do formato em e-book, pelo Amazon.
Serviço
Instagram: aline.alvesgoncalves.escritora
Página facebook: @intimismosalinegoncalves
e-mail: [email protected]
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Clara Maria, no dia 21/03/2021 - 22:23