Desde o início da pandemia, as pessoas tiveram que se adaptar a uma nova realidade, onde as medidas de restrições mudam todos os dias. Lavar as mãos, usar álcool em gel, distanciamento social são algumas práticas preventivas. Mas você sabia que a qualidade do sono pode influenciar no combate à covid-19?
Com o aumento dos casos de covid-19 a busca constante por formas de se proteger mudaram a vida das pessoas, com isso, algumas mudanças de hábitos influenciam na imunidade, entre elas estão a qualidade do sono.
Dormir bem não afeta apenas o sistema imunológico, como também, ajuda a manter uma vida mais saudável com disposição para o dia a dia e enfrentamento das dificuldades.
Além disso, com o isolamento social a qualidade de vida vem sofrendo grandes modificações, as pessoas estão adoecendo pela falta de interação e de cuidado com a saúde.
O sono vem sendo prejudicado pelas preocupações do dia a dia, como o financeiro, uma das áreas mais afetadas negativamente pela pandemia.
Como a pandemia e o isolamento social afetam o sono?
A qualidade do sono afeta diretamente o sistema imunológico, pois, é durante o sono que o corpo recupera suas energias, renova suas forças que garantem a produção de anticorpos.
Portanto, uma noite mal dormida reflete na alta produção de cortisol, o hormônio do estresse, que também influencia na baixa produção das defesas do corpo, gerando mais riscos de se contaminar tanto com o coronavírus quanto ser suscetível a infecções respiratórias.
Outras doenças como obesidade, predisposição a diabetes e até acidente vascular cerebral podem ser ocasionados pela má qualidade do sono.
Por isso, é bem importante que você determine pelo menos seis horas de sono de qualidade, adotando medidas como a rotina de higiene do sono, que ajuda até na imunidade após a vacina.
Aprenda a fazer a higiene do sono
A higiene do sono é um processo recomendado por muitos especialistas, ela ajuda a manter um descanso com mais qualidade, a partir de um conjunto de ações.
Prepare o ambiente para dormir
O preparo do local é um dos primeiros passos para dormir com qualidade, por isso, prefira investir em um ambiente com pouca iluminação, livre de eletrônicos e barulhos que possam influenciar durante o descanso.
A temperatura do quarto também deve ser considerada, evitando um espaço muito quente ou frio em excesso.
Invista em uma roupa confortável
Antes de dormir tome um banho agradável e coloque uma roupa confortável, dê preferência a um pijama de tecido leve e sem detalhes que possam prejudicar o seu corpo de relaxar.
Se roupa de dormir estiver danificada, com furos ou bainha desfeita, saiba como consertar tecidos usando uma cola específica para essas funcionalidades.
Priorize uma boa roupa de cama
Observe também a sua roupa de cama, se está limpa e livre de ácaros. Prefira manter o quarto aberto durante um dia de sol, assim como, faça a troca dos lençóis e fronhas por pelo menos uma vez por semana.
Alimente-se adequadamente antes de dormir
Uma outra dica é se alimentar de forma saudável, sem o consumo de doces, comidas gordurosas, refrigerantes ou álcool.
Dessa forma, você evita que seu metabolismo precise trabalhar mais rapidamente, deixando o seu sono mais pesado.
Mantenha um sono regular
Prepara-se para dormir meia hora antes do horário estabelecido, desligue a TV, celulares e tudo que possa atrapalhar sua noite de descanso. Repita sempre este mesmo horário para garantir uma qualidade do sono.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 10/03/2021 - 15:11