Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 22° Quinta, 21 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,815 Euro agora: R$ 6,092
Comunidade


Você tem interesse em Marketing e quer saber de que formas o profissional desta área pode atuar no mercado?




Imagem: https://br.freepik.com/

Então, a partir de agora você vai conhecer as 5 Principais áreas de atuação do Marketing, quais atividades são realizadas em cada uma delas e a sua importância no mercado, seja atuando como profissional de Marketing de uma empresa ou como empreendedor.

Esta profissão é uma das mais demandas do mercado e cada vez mais vem agregando áreas especializadas para as empresas e organizações conseguirem atingir seus objetivos comerciais por meio da força do marketing.

Veja tudo o que você precisa saber aqui!

O que é Marketing?

Antes de falarmos sobre Áreas de Atuação do Marketing, precisamos falar sobre o conceito de Marketing, afinal, o que é marketing.

Marketing é o conjunto de ferramentas e estratégias que uma empresa aplica para se relacionar no mercado e com seu público alvo, realizando a oferta de produtos, seja através de propagandas, merchandising, por meio de anúncios na internet e entre outras.

Além disso, o Marketing é uma ferramenta muito poderosa, pois ela trabalha e desperta desde a identificação de uma necessidade até o desejo de compra de um produto ou serviço ao cliente e conduz ele por todas as etapas da jornada do cliente.

Diante disso, o profissional de Marketing pode atuar em várias áreas, porém todas elas com objetivo principal de aplicar estratégias de marketing para se relacionar com o público alvo e realizar a oferta e venda de produtos ou serviços.

Quem é o profissional da área de Marketing?

O profissional de Marketing é o principal responsável por avaliar estratégias e buscar meios de fazer com que uma empresa se relacione com o mercado, clientes, fornecedores e todos os stakeholders de onde estiver inserida.

Este profissional pode atuar tanto no planejamento de ações e estratégias pré-produção ou lançamento de um produto, quanto na parte de execução, quanto em áreas específicas como Marketing Digital, Marketing Tradicional, E-commerce, Marketing de Relacionamento, Endomarketing, Produção de Conteúdo, Consultorias e entre vários outros.

1. Gestor de e-commerce

Com aumento e expansão do mercado digital, a demanda e procura por profissionais de marketing para gerir e-commerces tem crescido da mesma forma.

O profissional gestor de e-commerce participa ativamente por estabelecer ações de marketing na internet, gerir e monitorar métricas de marketing, encontrar oportunidades e parcerias para oferta de seus produtos nos mais variados canais.

Além de conhecer profundamente a marca e seus produtos, o gestor de comércio eletrônico precisa ter habilidades de gestão financeira, sendo capaz de escolher de forma inteligente as melhores práticas de Marketing e possuir um melhor Retorno Sobre Investimento.

2. Produtor de conteúdo

Outra forma de trabalhar dentro do Marketing é sendo um produtor de conteúdo, principalmente através das mídias digitais.

Dentro do marketing digital, o produtor de conteúdo pode trabalhar tanto produzindo conteúdos para uma grande empresa quanto sendo um empreendedor digital, mas ambos tem o objetivo de ensinar, educar e informar o seu público alvo acerca da descoberta de um problema e como solucionar este problema.

A grande maioria dos produtores digitais são capazes de gerar conteúdo relevante para sua audiência e de forma consistente.

Um dos principais exemplos práticos são os criadores de conteúdo no Youtube.

3. Analista de marketing digital

Um analista de Marketing Digital realiza ações de divulgação e propagação de uma marca, produto ou serviço por meio da internet.

Este trabalho requer conhecimento e domínio do uso das redes sociais, SEO, inbound marketing, funil de vendas, email marketing e copywriting.

Além desses conhecimentos e habilidades, o profissional de Marketing Digital é responsável por buscar alternativas, soluções e meios inovadores para alcançar o público alvo da empresa.

No cargo de analista também há possibilidade de se especializar em uma determinada área como Gestor de Tráfego Pago, Copywriter ou Gestor de SEO.

4. Consultoria

Outra alternativa para quem é graduado em Marketing é prestar serviços de consultorias para pessoas e empresas.

O mercado digital está crescendo, principalmente em virtude da necessidade de resguardos de saúde por conta da Covid-19, e com isso pequenas empresas e pessoas precisam se adaptar ao novo mercado na internet.

Para trabalhar como consultor é possível trabalhar em casa ou em grandes empresas prestadoras de serviços de Marketing ou como empreendedor digital.

De forma prática, o consultor é responsável por fazer uma leitura completa da empresa, entende seu posicionamento de mercado, público alvo, objetivos organizacionais, produtos e serviços e com base nessas informações apresenta um plano de marketing com ações estruturadas para a empresa colocar em prática..

5. Marketing de Relacionamento

O profissional que trabalha com Marketing de Relacionamento é o responsável por garantir o sucesso do cliente e sua satisfação com produtos e serviços adquiridos com uma determinada marca.

Ele observa e analisa de que formas é possível oferecer cada vez mais benefícios e soluções para os clientes com objetivo de torná-lo um verdadeiro propagandista da marca.

Para fazer isso, ele pode criar planos de desconto, oferecer novos conteúdos gratuitos para ajudar ou melhorar a performance do cliente, planos de fidelidade e entre outros.

O foco principal deste profissional é garantir que os clientes continuem felizes e comprando com uma determinada empresa por muitos anos.

E essa jornada de relacionamento começa desde o início da atração de clientes até o pós-venda, satisfação do cliente e sucesso dele com a solução adquirida.

Como você pode observar, há diversas áreas do Marketing que você pode atuar. E não só isso, todas as áreas citadas estão em alta demanda no mercado atual.

Principalmente se você dominar estratégias de marketing através da internet, utilizando as redes sociais e as principais plataformas de anúncios da web.

Esteja atento aos movimentos do mercado, estude e se especialize em uma área em demanda do Marketing.

Com certeza você irá encontrar boas oportunidades para trabalhar, seja como colaborador ou empreendedor.

Se você gostou deste conteúdo, deixe seu comentário.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 28/01/2021 - 11:29


Comente esta Notícia