Em um levantamento, realizado pelo Sindcomercio e FECOMERCIO, é possível ver o impacto que a pandemia do coronavírus está causando em alguns setores da economia. Os dados utilizados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e mostram que o setor mais afetado foi o de prestação de serviços e o comércio.
A título de comparação, o documento apresenta que entre 2019 e 2020, 954 pessoas perderam o emprego. Com a pandemia, cerca de 2.062 pessoas foram desligadas de seus cargos, apenas no comércio, ao longo do ano e 11.171 contratos de trabalhos foram alterados.
De acordo com o material divulgado pelo Sindcomercio, o número só não foi maior em função da MP 936, que permitiu a redução salarial e da jornada de trabalho, para evitar demissões em massa.
O material alerta, ainda, para o novo fechamento do comércio que traz, mais uma vez, o fantasma da demissão. Com o decreto divulgado dia 8 de janeiro, colocando Lafaiete na onda vermelha, quase 12 mil contratos de trabalho estão ameaçados, pois, segundo a SINDCOMERCIO, as medidas de apoio oferecidas pelo governo não estarão disponíveis dessa vez.
Para o Sindcomercio, o foco do combate ao coronavírus deve ser feito onde acontecem as aglomerações, já que empresas podem não resistir à segunda onda, gerando um grande número de demissões.
Confira o documento na íntegra:
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 15/01/2021 - 12:03