Foi realizada na noite desta terça-feira, 5 de janeiro, a primeira reunião ordinária da Câmara Municipal, com os vereadores que iniciam o mandato em 2021. Os edis agradeceram os votos que os elegeram e foi feita a leitura da carta enviada pelos funcionários da Viação Presidente, com um pedido de ajuda com os reiterados problemas enfrentados pelos colaboradores da empresa de transporte coletivo. Antes do encerramento da sessão, ainda ocorreu uma votação que pode servir de termômetro para as próximas reuniões.
Na palavra franca, o tema principal foi o agradecimento aos eleitores pelos votos que depositaram a confiança nos novos membros do legislativo lafaietense. Outros assuntos também lembrados foram os temporais que caíram sobre Lafaiete nos primeiros dias do ano e causaram estragos na cidade; e o avanço da disseminação da Covid-19 no município.
Logo no início da sessão, foi lida a carta enviada pelos trabalhadores do transporte coletivo lafaietense aos vereadores. O texto reforça a insatisfação com os problemas constantes enfrentados pelos colaboradores da Viação Presidente, em relação aos atrasos de salários e no cumprimento de direitos trabalhistas. Explica que quando a empresa consegue, "a duras penas”, acertar os atrasados, logo em seguida volta a descumprir os acordos.
Os funcionários da Viação Presidente ainda alertam para a deterioração das finanças e da frota de ônibus da empresa de transporte coletivo, ressaltando o medo dos trabalhadores de que a corporação não tenha o recurso necessário para pagar as rescisões contratuais. Ao fim da leitura da carta, o presidente da casa, o vereador João Paulo Rezende (DEM) solicitou uma reunião com os envolvidos nas negociações.
Ainda na primeira sessão do ano, os vereadores votaram sobre o horário das reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete. Desde o início da pandemia, as sessões estão sendo realizadas às terças e quintas-feiras, 8h - diferente do estabelecido pelo regimento, que determina 19h30 como horário da reunião.
Nesta terça-feira, a votação definiu quais seriam os horários adotados à partir de 2021. Mas o resultado foi acirrado, chegou a ficar empatado em 6 a 6 e só foi decidido pelo voto do presidente da casa, vereador João Paulo, que definiu pela adoção do horário regimental, às 19h30.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 06/01/2021 - 17:16