A cerca de 40 dias para a melhor data de vendas do ano, o comércio já ganha ares natalinos. A decoração em vermelho, verde e dourado começa a ser vista e empresas contratam temporários – mesmo que em menor volume, na expectativa de minimizar as perdas no pior ano para o segmento na história recente. Presidente do Sindcomércio, Bento José de Oliveira destacou a importância de iniciativas como a decoração das ruas e realização de promoções, atraindo para a cidade clientes de Lafaiete e região. A previsão, segundo avalia, é de um crescimento de 5% nas vendas em relação a dezembro passado: “É de extrema importância comprar no comércio de Lafaiete. O comércio é o principal gerador de riqueza e renda e empregos da cidade; comprar aqui significa gerar empregos e movimentar a economia da cidade e em benefício de todos”, frisa.
Mas é importante se organizar – e agora mais do que nunca. Sem uma vacina, a melhor arma para o combate à epidemia de Covid-19 continua sendo a prevenção. E como o comércio continuará seguindo o protocolo ajustado com o governo do estado, quem deixar para a última hora pode acabar tendo uma certa dorzinha de cabeça. Por isso, a dica é se organizar e ir comprando de forma antecipada, ou até aos poucos. Uma oportunidade já confirmada é a abertura do comércio no feriado municipal da padroeira Nossa Senhora da Conceição: “As lojas estarão abertas em horário normal no dia 8 de dezembro. A autorização consta da convenção coletiva 2020”, assegura.
Mesmo com horário estendido a partir do dia 14 de dezembro, é preciso lembrar que as lojas terão número de clientes limitado para atender simultaneamente, o que pode gerar filas e espera nos dias e horários de maior movimento. “O melhor é antecipar as compras para comemorar o Natal com tranquilidade”, aconselha Bento José de Oliveira.
Decoração ainda alegrará a cidade
Se o horário estendido só começa no dia 14, a decoração dos espaços públicos deve ser iniciada em poucos dias. De acordo com o secretário de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, o advogado e empresário Rafael Castro Lana, a instalação da estrutura começa no início de dezembro: “A exemplo do ano passado, planejamos decorar e iluminar o centro comercial e o bairro São João. Aproveitaremos as estruturas metálicas em arco instaladas na rua Melo Viana e algumas figuras natalinas, trazendo um aperfeiçoamento do que fizemos no último ano, com a mesma austeridade, valorizando a criatividade e prestigiando as parcerias”, explica.
A má notícia fica por conta do cancelamento de uma das principais atrações do Natal, a Casa do Papai Noel. “Por ser uma atração em espaço fechado, com risco de aglomeração e contato com as figuras natalinas, entendemos inadequada no cenário epidemiológico atual. Então, infelizmente, não pudemos mantê-la na programação”, explica o secretário, que faz um convite a toda cidade e região: “A movimentação econômica gerada pelo Natal leva a criação de mais postos de trabalho, aumenta nossa circulação de renda, atrai consumidores das cidades do entorno e traz recursos para a Lafaiete. Convido todos a, novamente, prestigiar nosso Natal, valorizando o comércio local”, finaliza.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 25/11/2020 - 11:11