A tranquila Capela Nova, com quase cinco mil habitantes, se destaca quando o assunto é tear. A arte de trabalhar com os fios veio dos portugueses, mas ali ganhou identidade. Em 2011, foi registrada como patrimônio imaterial do município. A Rede Minas mostra a cultura que sobrevive em tramas e cores no artesanato dessa cidade do Campo das Vertentes. A reportagem estreia a “Série Minas imaterial – saberes das mãos”, no dia 7 de agosto, no Jornal Minas, às 19h30.
A equipe da Rede Minas percorreu cerca de 150 quilômetros para chegar às casas das artesãs que mantêm o trabalho com as tramas a pleno vapor. As grandes máquinas feitas de madeira estão nas casas, mas longe das tomadas. A energia vem das pedaladas e do movimento com as mãos. A repórter Laura Zschaber conferiu a atividade que consome o dia dessas mulheres e mostra o ofício que se tornou um prazer que aprenderam ainda na infância. O resultado são lindas peças e maravilhosas histórias de vida.
A série “Minas Imaterial – saberes das mãos” traz quatro reportagens que chegam ao público às sextas-feiras. Capela Nova estreia a temporada sobre o patrimônio imaterial das cidades mineiras. As próximas matérias mostram a arte ceramista, em Pará de Minas, o modo de fazer viola, em Conselheiro Lafaiete, e as bordadeiras e rendeiras, em Ouro Preto. A série faz parte da programação especial que a emissora exibe durante o mês em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural.
Filmes, reportagens, show e entrevistas que têm o patrimônio cultural como protagonista ganham espaço na programação “Patrimônio Cultural 2020”. A iniciativa é da Rede Minas e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em uma promoção da governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) em parceria com a APPA — Arte e Cultura.
A reportagem em Capela Nova, da série “Minas Imaterial – saberes das mãos”, vai ao ar no dia 7 de agosto, no Jornal Minas 2ª Edição, às 19h30, pela Rede Minas. O público também pode conferir através do site da emissora: redeminas.tv.
COMO SINTONIZAR:
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 06/08/2020 - 10:04