Até o dia 2 de junho, o coronavírus fez 289 vítimas dentre os quase 11 mil casos confirmados em Minas Gerais. Na região em que se localiza Lafaiete, alguns casos vêm surgindo desde o dia 6 de abril, data em que foi registrada a confirmação do primeiro caso de contaminação por covid-19 na cidade de Jeceaba. Desde então novos casos apareceram, mesmo com o comércio fechado. Depois da implantação do Programa Minas Consciente pelo Governo Estadual, que permitiu a reabertura gradual do comércio nas cidades, as notificações de suspeitas de infecção pelo vírus dispararam. Uma análise realizada pelo jornal Estado de Minas mostra que o avanço da doença nas cidades do interior no mês de maio é três vezes maior do que na capital mineira, Belo Horizonte. A pesquisa aponta a velocidade com que o vírus tem se propagado, ressaltando a necessidade de manter as medidas de prevenção, como isolamento social e uso de máscaras, que se tornou obrigatório em alguns municípios. Confira a situação nas cidades ao redor de Lafaiete.
Jeceaba
Em Jeceaba, cidade em que houve a primeira confirmação de caso de coronavírus na região, já contabiliza três pessoas que testaram positivo para o vírus. Deste então, na cidade, a população segue em alerta. Até 2 de junho, além dos três os casos confirmados de Covid-19, sendo dois em monitoramento e um já considerado recuperado, houve 17 casos notificados que já foram descartados e outros cinco seguem em investigação. Desde o dia 8 de maio de 2020, o uso de máscaras é considerado obrigatório no município para todos que saírem de casa e frequentarem as vias públicas e estabelecimentos comerciais autorizados pelo poder público a permanecer em funcionamento.
Entre Rios de Minas
Em Entre Rios de Minas houve a confirmação de um caso de um paciente residente na zona rural de São Brás do Suaçuí que ficou internado no Hospital Cassiano Campolina, em Entre Rios de Minas, por 12 dias. Deste então a cidade não obteve confirmações, mas registrou 115 notificações até o dia 1º de junho. Na cidade, o uso de máscaras se tornou obrigatório após decreto e como forma de conscientizar as pessoas, a secretaria de Cultura do município vestiu algumas estátuas da cidade com máscaras. A prefeitura de São Brás de Suaçuí desde o dia 28 de abril não divulgou mais nenhum boletim epidemiológico. A nota informa a existência de 19 casos suspeitos na cidade, sendo 2 casos confirmados, mas já recuperados.
Conselheiro Lafaiete
Lafaiete chegou a 39 casos confirmados por infecção de coronavírus no dia 3 de junho, entretanto, 22 pessoas já são consideradas curadas e sem sintomas. A cidade passou de 800 notificações, mas apenas 80 casos estão em monitoramento. 773 foram descartados.
Carandaí
Carandaí que fica a aproximadamente 37 minutos de Lafaiete contabiliza seis casos confirmados até o dia 2 de junho, entretanto uma pessoa já é considerada recuperada. Dez pessoas aguardam resultado de exames e 68 casos foram descartadas as possibilidades de infecção por coronavírus. A cidade decretou o uso obrigatório de máscaras no dia 1º de junho. O projeto de lei prevê multas para quem não cumprir as normas de utilização da máscara que visam a prevenção do contágio do vírus. O valor da penalidade pode variar de R$150 reais até mil reais, dependendo do caso.
Ouro Branco
O total de notificações na cidade de Ouro Branco chegou a 497 no dia 3 de junho. Destes, 425 foram descartados. Ainda permanecem em monitoramento 56 pessoas, incluindo 6 casos confirmados de coronavírus. Um paciente está internado. Outros nove moradores de Ouro Branco, também diagnosticados com o vírus já se encontram recuperados. A cidade totaliza então 16 casos confirmados. O uso de máscaras no município é obrigatório dentro de estabelecimentos, bancos e transporte público.
Congonhas
Os números que mais assustam são os de Congonhas que fica a pouco mais de 20 minutos de Lafaiete. Com uma morte confirmada após infecção por coronavírus, a cidade contabiliza 1901 notificações até o dia 3 de junho. Desses, estão sendo monitorados 546 casos da doença, incluindo 25 casos confirmados. Além do óbito registrado, outras três pessoas já são consideradas recuperadas, totalizando assim 28 casos confirmados na Cidade dos Profetas. Já foram descartados 1352 casos. Na cidade, o uso de máscaras é obrigatório.
Piranga
Na região, a cidade de Piranga já registrou 11 casos confirmados de infecção por coronavírus e duas pessoas residentes na cidade vieram à óbito até o dia 2 de junho. Ainda estão em monitoramento 4 pessoas, outras 4 são consideradas recuperadas e um paciente encontra-se internado em Lafaiete. Sob suspeita e em monitoramento, constam 46 pessoas, outros 72 casos foram descartados, totalizando 129 notificações na cidade. Na cidade, além do isolamento social, é obrigatório o uso de máscaras ao sair de casa.
Caranaíba
Em Caranaíba, desde o dia 4 de maio o uso de máscaras tornou-se obrigatório dentro da cidade. O governo municipal divulgou um boletim epidemiológico no dia 28 de maio confirmando dois casos de infecção por coronavírus na cidade. As ruas de Caranaíba estão recebendo uma desinfecção especial para evitar a propagação do vírus.
Rio Espera
Rio Espera confirmou o primeiro caso de contaminação por covid-19 no dia 26 de maio. A notificação veio através do município de Congonhas, depois que a pessoa esteve na cidade em um final de semana, onde realizou um teste rápido.
Queluzito, Casa Grande, Cristiano Otoni, Capela Nova e Lamim não registraram nenhuma confirmação de infecção por covid-19 até o dia 3 de junho. Em Itaverava, cidade em que o prefeito foi afastado por desrespeitar as medidas de segurança e prevenção impostas por ele mesmo, o último boletim divulgado se refere ao dia 23 de maio e não haviam confirmados.
Evolução do número de casos notificados na região
Tabela de casos notificados e confirmados na região
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 08/06/2020 - 13:32