Enquanto a vida ensaia uma tímida volta à normalidade para alguns, os templos católicos devem permanecer fechados por tempo indeterminado. Essa foi a orientação dada às Paróquias com suas Comunidades, Pastorais, Associações, Organismos e Movimentos eclesiais das 79 cidades que compõem a Arquidiocese de Mariana. Em um documento com novas orientações, emitido no dia 24 de maio, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, voltou a destacar a importância do isolamento social: “Devemos tomar consciência de que os transmissores do coronavírus, infelizmente, somos nós mesmos. Não é mosquito ou qualquer inseto, mas nós. Sem saber, uma pessoa pode contaminar outras pessoas, pois, mesmo não tendo os sintomas da doença e não desenvolvendo-a, é hospedeiro e transmissor do coronavírus”, alertou.
Permanecem suspensas as celebrações do Matrimônio, Batismo e Confirmação. “O Batismo pode ser ministrado em caso de emergência. Sobre matrimônios já agendados, trate-se com os noivos a respeito da conveniência de sua celebração pública ser transferida para outra data”, ressalva. As Exéquias (realizadas em igrejas, velórios ou cemitérios) devem ser celebradas sem aglomeração de pessoas, de forma digna e breve, usando o rito das Exéquias sem Missa e obedecendo às normas emitidas em município. No eventual atendimento de alguma confissão, devem ser observadas as precauções necessárias, tais como a distância entre confessor e penitente, o uso de máscaras protetivas e a higienização e arejamento do local escolhido, sempre com o cuidado de se resguardar a privacidade e o sigilo sacramental.
Fora o adiamento de planos de casamentos, batismos, ou a impossibilidade de velar os entes queridos, o que tem feito falta a muita gente tem sido o contato com o sacramento: a Santa Eucaristia que era recebida durante a missa e que, como gesto de aproximação com Cristo, faz tanta falta em tempos tão nebulosos. Para isso, a orientação de Dom Airton é acompanhar a celebração eucarística através do rádio, televisão e internet, instruídos sobre como fazer a comunhão espiritual. “É preciso ficar em casa, cuidando uns dos outros e vivendo a experiência da igreja doméstica, que produzirá muitos e bons frutos para o nosso futuro. Sob a proteção de Nossa Senhora da Assunção e de São José, Padroeiros de nossa Arquidiocese, e de São Roque, valoroso defensor nosso, confiamos que este momento passará e nos ensinará a sermos melhores”, instrui o Arcebispo Metropolitano de Mariana.
Mais orientações podem ser conferidas no site da Arquidiocese de Mariana (arqmariana.com.br) e em nosso site.
Fé na internet
Em Lafaiete, as paróquias já estão adaptadas a essa nova realidade e seguem fazendo as celebrações via internet. Confira a programação da sua paróquia e saiba como acompanhar.
Bom Pastor
Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora da Luz
Nossa Senhora de Lourdes
Sagrado Coração de Jesus
Santa Terezinha
São Sebastião
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 06/06/2020 - 10:34