Na manhã de 26 de maio, o prefeito de Lafaiete, Mário Marcus (DEM), convocou uma entrevista coletiva à imprensa para anunciar a conclusão do Hospital de Campanha de combate ao coronavírus no prédio do Hospital São Camilo. Foram realizadas reforma do telhado, instalações elétricas, instalação de forro e do projeto de combate e prevenção a incêndio e pânico, além de instalação dos equipamentos adequados para 10 leitos de UTI hospitalar. A obra foi orçada em R$450 mil e só foi possível graças a doações de parceiros e de recursos públicos. A Gerdau doou 200 mil reais e 13 respiradores. A família do pequeno João Miguel doou R$146 mil reais. Toda reforma aplicada será reaproveitada para o funcionamento do Hospital São Camilo e os profissionais que lá atuam. Com a reforma, o hospital conta com 60 leitos, sendo 10 de UTI e os outros 50 leitos clínicos. Não houve solenidade ou inauguração para evitar aglomerações.
O governo municipal buscou tomar providências e reestruturar a rede hospitalar em Lafaiete para que seja aumentado o atendimento e atingir o maior número de pessoas possível. “Não foi criado hospital para isolamento, mas será realizado atendimento para os casos de coronavírus na cidade. Todos os recursos aplicados na estrutura permanecerá e será devolvido para aqueles que lá prestam seus serviços”. Além disso, Mario Marcus acredita que conseguiu manter sob controle a contaminação e o não agravamento dos pacientes contaminados. Até o presente momento, 23 casos de coronavírus foram confirmados, mas 20 estão recuperados. Não houve óbitos registrados.
Além do Hospital de Campanha ter sido concluído, outros 18 leitos de UTI estão sendo instalados no Hospital e Maternidade São José. “Com isso, teremos a estruturas de saúde necessárias, atendendo as recomendações de órgãos de saúde do estado. Temos neste momento 100% de nossos leitos clínicos prontos para o enfrentamento, se necessário for, para os pacientes com Covid-19”, disse o prefeito.
Dada toda a situação, o governo municipal aderiu ao Programa Minas Consciente, conforme já informado pelo Correio Online - confira aqui - que determina normas sanitárias para que os estabelecimentos retornem ao funcionamento gradativamente. “Serão observadas a evolução dos casos e os possíveis reflexos da retomada do comércio, para que sejam feitas análises e mediantes resultados e recomendações dos órgãos da saúde, serão tomadas as providências necessárias para o combate ao vírus e garantir a saúde da população lafaietense”, finaliza o prefeito.
Confira mais em nossa edição impressa.
Confira o pronunciamento do prefeito Mário Marcus na íntegra:
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 26/05/2020 - 14:53