A prefeitura de Lafaiete se recusa em cravar datas, mas a reabertura gradual do comércio pode estar mais próxima do que o esperado. Aliás, parece já estar dando seus primeiros passos. No seu decreto mais recente, a administração municipal inclui na lista de serviços essenciais óticas e lojas de tecidos e aviamentos – essas últimas, por serem necessárias para a fabricação de máscaras. Mas esse não é o único indício.
Na reunião do Comitê de Enfretamento de Crise realizada na tarde de quinta-feira, dia 14, Mário Marcus (DEM) reafirmou que trabalha para que essa retomada aconteça o mais breve possível. Mas lembrou que, para isso, a cidade precisa cumprir as exigências da Macrorregião de Saúde que tornam a cidade apta a receber os impactos dessa pandemia – e esse estágio está próximo ser concluído.
Os 69 leitos clínicos exclusivos para tratamentos de pacientes com Covid-19 já estão prontos e equipados. As equipes estão treinadas e montadas. A cidade já tem 12 dos 28 leitos de UTI – também exclusivos para tratamentos de pacientes contaminados pelo Coronavírus (10 no Hospital de Campanha, que funcionará no São Camilo e 2 na nova ala da Policlínica). Outros 16 estão sendo concluídos no Hospital e Maternidade São José.
Com isso, a cidade estará pronta para aderir ao plano do governo estadual Minas Consciente, que prevê a retomada das atividades econômicas em ondas. Para isso, as empresas também deverão se comprometer a cumprir um rigoroso protocolo de controle sanitário. Isso, aliás, não parece ser um empecilho para o comércio: Sindcomércio, Acias e CDL já preparam um plano para ser colocado em prática assim que houver autorização.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 16/05/2020 - 15:35