Foi confirmado na noite de 29 de abril, o 14º caso de Coronavírus em Lafaiete, se tratando de uma mulher residente na cidade. Com a confirmação e diante de um estudo que aponta o município em 3º lugar de situação crítica em Minas Gerais, com uma estrutura do sistema de saúde atual insuficiente, a administração municipal e equipe da saúde decidiram manter o isolamento social no município. Atualmente Lafaiete conta com apenas 10 leitos de UTI localizados no Hospital e Maternidade São José que atendem à todas as patologias, não só para pacientes de Coronavírus, entretanto, no momento, não há nenhum leito de UTI vago.
A cidade está alinhada com as cidades que compõem a macrorregião de saúde, como Congonhas e Ouro Branco, que também optaram em manter as medidas de isolamento. Desta forma, como meio de prevenção, visando conter a disseminação do vírus e evitar o aumento dos casos, o comércio de atividades não essenciais na cidade deverá permanecer fechado.
As medidas e necessidades estão sendo avaliadas constantemente junto ao Comitê de Enfrentamento e entidades representativas do comércio. A expectativa é de que, tão logo seja possível, seja liberada a abertura do comércio para outras atividades de forma gradativa, de modo a não colocar em risco a saúde dos trabalhadores e da população.
Na oportunidade é importante destacar que todas as decisões são tomadas após inúmeras análises e com muita responsabilidade, pois o foco no momento é prevenir a ocorrência de novos casos, bem como evitar a gravidade dos casos e óbitos no município em decorrência de contaminação pelo coronavírus COVID-19.
Veja na íntegra o pronunciamento do prefeito Mário Marcus sobre a situação do município.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 30/04/2020 - 10:34