A prefeitura de Congonhas informou que aguarda a entrega de um novo lote de vacinas contra a gripe, pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira, 24 de abril. A expectativa é que dê continuidade à campanha de vacinação contra gripe na cidade.
Na primeira etapa da campanha, foram vacinados idosos em domicílio para que evitasse a ida dessas pessoas, pertecentes ao grupo de risco por contaminação por coronavírus. Foram aplicadas cerca de 7 mil doses da vacina nas casas de Congonhas. Profissionais da saúde também foram vacinados.
A vacina não apresenta eficácia contra o coronavírus, ela garante proteção apenas do H1N1, H3N2 e Influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, essa é uma forma de auxiliar os profissionais a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico da doença.
Na segunda etapa, prevista para começar no dia 24 de abril, serão vacinadas pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, motoristas, cobradores de transporte coletivo e profissionais das forças de segurança e salvamento, além de profissionais do sistema prisional.
Para as pessoas com doenças crônicas, a vacinação será feita nas UBSs, seguindo todas as normas de segurança: distanciamento social, uso de máscaras, atendimento de uma pessoa por vez, impedimento de aglomerações etc.
Já para caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, a vacinação está sendo agendada e realizada nas empresas cadastradas, evitando aglomerações nas salas de vacinação das unidades de saúde. Os motoristas profissionais autônomos devem ir até a UBS mais próxima, portando comprovante de exercício de função e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D ou E.
Os profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade receberão as doses em seus respectivos locais de atuação.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 24/04/2020 - 11:38