As últimas notícias sobre o avanço do coronavírus em Lafaiete deixaram a população sob alerta e obrigaram a administração municipal a tomar medidas ainda mais severas. Na manhã de hoje [18/04], o prefeito Mário Marcus fez um pronunciamento oficial, informando que, na noite de ontem, mais 10 casos de Covid-19 tinham sido confirmados no município. Eles se somam ao primeiro caso, registrado na quinta, dia 16, e mostram que o vírus está realmente em circulação na cidade e que, caso os devidos cuidados não sejam tomados, a situação tende a se agravar muito, inclusive com risco de mortes. Hoje, Lafaiete possui 309 casos notificados, 232 em investigação, 66 descartados, 4 óbitos descartados e 11 casos confirmados
Mário Marcus informou que os 10 casos foram descobertos a partir de uma investigação epidemiológica realizada a pedido do Ministério da Saúde. Destacou que, como se tratam de pacientes assintomáticos, que não apresentam nenhum sintoma gripal ou outro que poderia sugerir a contaminação, a doença pode ser propagada facilmente, se não forem tomados todos os cuidados. “Nessa situação, o que mais nos preocupa é que podemos ter entre nós, na cidade, centenas de pessoas contaminadas, sem os sintomas, mas propagando o vírus através do contato com outras pessoas. Daí a necessidade de nos dirigir aos nossos munícipes para reforçar ainda mais o isolamento social para evitarmos uma contaminação em massa e o colapso no sistema de saúde da nossa região, que hoje oferece poucos leitos para este atendimento”.
O prefeito destacou que as medidas tomadas a cerca de 30 dias foram essenciais, como suspensão das aulas e fechamento do comércio de itens não essenciais, foram cruciais para que hoje não houvesse um número de pessoas contaminadas superior à capacidade de atendimento do sistema de saúde da cidade e traçou novas medidas a serem tomadas. “A partir da próxima semana, será obrigatório o uso de máscara para o acesso ao transporte coletivo, aos comércios que se encontram abertos por se enquadrarem na categoria de essenciais, às instituições bancárias e aos serviços públicos. Também será estabelecido um número mínimo de pessoas dentro de um estabelecimento. Será intensificada a fiscalização e aplicação de multas aos estabelecimentos que estiverem abertos, descumprindo as determinações. Precisamos, nesses momentos, reduzir aglomerações e o fluxo de pessoas nas filas dos bancos e no transporte coletivo”, elenca.
O prefeito ressaltou que o endurecimento das medidas de prevenção é essencial para que o município registre um número menor de casos: “Sem o agravamento da doença, podemos ter um número suficiente de leitos para atendimentos para casos menos graves e de CTI, um maior número de vidas preservadas e um menor número de óbitos, ou até mesmo nenhum óbito, que é o que desejamos. A situação é preocupante. Precisamos que cada um faça a sua parte; a sua prevenção e a prevenção do seu próximo. Vamos continuar acompanhando os casos, estruturando a rede hospitalar, mantendo o diálogo com o comércio e a nossa sociedade, informando a população”, explica.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 18/04/2020 - 11:46