Quando o Brasil pensava que ia se estabilizar e sair da crise, um novo problema, de abrangência mundial, se espalhou com uma velocidade vertiginosa. Sem que houvesse oportunidade para se preparar de antemão, negócios tiveram que, literalmente, fechar as portas, deixando os clientes do lado de fora. Em meio a esse caos, um grupo de empresários tem se unido de maneira inédita em uma rede chamada Comércio Solidário. Administrador do grupo, o sócio-proprietário da Loja Dellas e proprietário da Barbearia Bárbaro, Diego Henrique Oliveira Batista conta que, em menos de 3 dias, mais de 60 gestores de negócios resolveram deixar as discussões de cunho político e ideológico para buscar soluções.
Algumas delas, surpreendentes: “Começamos com a divulgação solidária via redes sociais. Todos os dias, cada um posta a propaganda de várias empresas da cidade. No meu caso, divulgo até empresas que são do mesmo ramo de atividade que o meu. Precisamos de concorrentes ativos para que comércios e regiões comerciais da cidade continuem fortalecidos. Dicas de vendas online, de alimentar redes sociais e como comprar já fazem parte da rotina diária desse grupo. É uma troca rica de conhecimento entre várias gerações do comércio”, explica.
Outra iniciativa é ainda mais direta contra os efeitos do isolamento. A intenção é, em breve, criar uma rede delivery na cidade que considere vários segmentos - e não só alimentação. “Pela forma inédita dos fatos causados e ocorridos pela Covid-19, todas ações desse tipo de movimentação ainda ocorrem em caráter provisório, principalmente porque vários empresários ainda não haviam migrado para a opção digital em suas empresas. Já existe um outro movimento presente no Instagram, que é o “Deliveryslafaiete”: uma página de marketing colaborativo que está sendo construída neste momento de grande dificuldade enfrentada por todos”, cita.
Mesmo impactado pelo isolamento, o empresário se posiciona como favorável à medida recomendada para a contenção da Covid-19. “Até o momento, quando não se testa em massa e tem resultados rápidos do contágio pela Covid-19, a única referência efetiva , para o controle da disseminação da doença no mundo, é o isolamento social. Desrespeitarmos o isolamento social, seja por interesseis pessoais ou qualquer outra motivação, é uma grande falha. Estamos enfrentando o maior vilão do século, invisível a olho nu, mas capaz de um estrago sentido intimamente por todos nós. Todas as pessoas precisam se sensibilizar do risco que estamos enfrentando e ter a solidariedade tão vista em textões nas redes sociais, que hoje deve ser mais praticada do que publicada”, avalia Diego Batista.
Quem também teve seus negócios diretamente afetados e tem ajudado a movimentar essa rede é a administradora da Aquarius Academia, Iaçanã Lopes de Rezende. “Entregas são uma opção para vários comércios, mas muitos não têm a possibilidade de desenvolver uma plataforma digital para continuar vendendo e auferindo renda. É o caso da nossa academia; trabalhamos com atividades aquáticas na Aquarius. Logo, estamos impossibilitados de fazer qualquer coisa”, explica.
Para a empresária, é preciso manter a calma e a lucidez para agir de maneira assertiva: “Agitação e raiva pela circunstância atual não vão ajudar em nada. Pelo contrário: vão gerar angústia e ansiedade, o que afeta o sistema imunológico. Estamos em um momento propício para reflexão, para desenvolvermos novas parcerias comerciais, planejarmos melhor nossas ações comerciais e para nos reestruturamos como sociedade. Eu, como coach, gestora de negócios e, principalmente, um ser humano que também está vivenciando este período, coloco-me à disposição para ajudar, para ouvir e para abraçar virtualmente quem estiver precisando”, acrescenta.
Foi com essa proposta que ela passou a integrar os grupos do comércio: “Eu havia entrado no grupo 'Comércio Lafaiete 2' há uma semana, mas fui observando que as pessoas estavam apenas discutindo sobre política e o clima estava extremamente exaltado. Encaminhei uma mensagem no grupo, buscando amenizar os ânimos, sugerindo soluções e ações conjuntas para este período de quarentena e para o momento em que for possível retomar nossas atividades. A partir dessa minha mensagem as pessoas começaram a se unir e ver o quanto precisamos manter a calma. No dia seguinte, alguns membros do grupo continuaram insistindo em questões políticas e, por causa disso, o Diego [proprietário da loja Dellas] montou nosso atual grupo de WhatsApp”, detalha.
Entre as iniciativas, está a realização de eventos para estreitar laços entre a classe empresarial: “Meu projeto de coquetel de negócios aliado a um workshop que já estava pronto para ser implementado foi suspenso apenas por causa da quarentena. Quando for possível, vou colocá-lo em execução e acredito que será ótimo para o comércio, pois a idéia é unir os comerciantes da cidade e região para nos fortalecermos ainda mais, gerando networking, fornecendo conhecimento técnico e material para aplicação prática em cada empresa”, finaliza Iacanã Rezende.
Diego Batista e Iaçanã Rezende disponibilizam conteúdo e informações relevantes para o momento em suas redes sociais. Acesse e confira.
Serviço
Iaçanã Lopes de Rezende
Instagram: @ilopesconecta
Site: www.ilopesconecta.com.br
E-mail: [email protected]
Diego Batista
Instagram: https://www.instagram.com/diegohob
Facebook: https://www.facebook.com/diegohenriqueob
Redes sociais das minhas empresas:
https://www.instagram.com/lojadella e
https://www.instagram.com/barbeariabarbaro
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Postado por Redação, no dia 08/04/2020 - 09:37